Projeto Clubinho de Matemática é finalista na 13º edição do Prêmio Escola Voluntária

Ação coloca estudantes do Ensino Médio e Fundamental como protagonistas no processo de aprendizagem

Educação

03/09/13 17:33 - Atualizado em 03/09/13 17:51

Pela manhã, Túlio Coelho dos Reis é aluno do Ensino Médio da E.E. Paulo Virgínio, em Cunha, interior de São Paulo. Uma vez por semana, entretanto, no contraturno, ele assume o papel de professor. Com animação, abre a porta da sala de aula e já lança um novo desafio para a classe.
 
Na mesa, Túlio dispõe blocos lógicos até formar uma estrela e os estudantes precisam usar as peças para desenhar 8 triângulos. A atividade de raciocínio faz parte do Clubinho de Matemática, projeto que colocou a escola para representar o Estado de São Paulo na reta final do 13º Prêmio Escola Voluntária.
 
No total, 10 escolas concorrem a primeira colocação que premiará com R$ 20 mil aquele que ficar no lugar mais alto do pódio.
 
O Clubinho nasceu em 2012 por meio de uma pesquisa de pós-graduação, que visava apresentar novas formas de aprender Matemática. O estudo foi desenvolvido pelas coordenadoras da E.E. Paulo Virgínio, Shirley Rosane Aparecida Fernandes Monteiro, do Ensino Médio, e Katiúscia Toledo Setani, do Ensino Fundamental.
 
As profissionais envolveram os alunos em todas as etapas para que fossem os protagonistas das ações. Os alunos do Ensino Médio dão aula para os estudantes do Fundamental. E assim como Túlio, outros adolescentes são professores voluntários.
 
As aulas acontecem em um espaço especial, onde só entram membros do Clubinho. As prateleiras são recheadas de livros de Matemática e jogos. Espaço mesmo só para ideias. “A primeira fase são as aulas. Depois deste período, os alunos do Fundamental são estimulados a criar jogos que serão usados em oficinas com toda a escola”, explica Shirley.
 
As ações do Clubinho ultrapassam os muros da escola e chegam até a comunidade. Os estudantes do Fundamental são treinados para levar as atividades em bairros vizinhos. “Eles aprendem a compartilhar conhecimento”, diz a coordenadora Katiúscia que soma diversas visitas a escolas da zona rural e associações de bairro de Cunha.
 
Matemática descomplicada
Potência, matrizes, equações do 1º e 2º grau são jargões matemáticos que assustam os menos familiarizados. Mas no Clubinho a disciplina ganha novos significados por meio das atividades lúdicas. “Os alunos ficam estimulados. Aqui não temos aquela matemática chata, eles se divertem enquanto aprendem”, fala o monitor Túlio Coelho dos Reis.
 
A pequena Rafaela de Amorim Silva, aluna do Ensino Fundamental, é um desses exemplos. “Antes fazia as contas com bastante dificuldade. Depois que comecei a participar do Clubinho de Matemática melhorei bastante na escola”.
 
Da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
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Os debates em relação ao ensino de qualidade na educação pública, concentrados na progressão continuada (associada à promoção automática) e na seriação (ligada à retenção de aluno), têm ocupado espaço nas diversas mídias.
 
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O ano de 2013 vai bater recorde no número de contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Este ano mais de 393 mil estudantes recorreram ao financiamento para cursar o ensino superior em faculdade privada.
 
 
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Escolas públicas de São Paulo começaram nesta terça-feira (3) a realizar a matrícula antecipada para novos alunos que queiram ingressar no ensino fundamental na rede estadual e municipal. Os candidatos podem se cadastrar em qualquer escola pública do estado.
 
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A audiência de conciliação, realizada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), sobre o tema da falta de vagas nas creches paulistanas terminou sem acordo entre as partes – prefeitura e sociedade civil-, nesta segunda-feira (2/9). No entanto, a prefeitura e o GTIEI (Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Educação Infantil) voltarão a se encontrar no dia 3 de outubro para apresentação de um pré-plano que deverá ser apresentado em 60 dias.
 
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g1Professor cego mostra em livro como ensinar física para quem não enxerga
 
O professor de educação para a ciência Eder Pires de Camargo, que dá aulas na Universidade Estadual Paulista (Unesp), reuniu em um e-book ferramentas úteis para professores ensinarem física a alunos que não enxergam. Lançado neste ano pela Editora Unesp, o livro avalia os obstáculos para incluir os estudantes cegos no aprendizado de conhecimentos como óptica, eletromagnetismo, mecânica, termodinâmica e física moderna, e sugere formas de viabilizar a participação e o entendimento desses alunos. O livro pode ser acessado gratuitamente pela internet.
 
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estadc3a3o-aplicativoInscrições nas últimas vagas do Sisutec vão até 16 de setembro
 
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