IDEB

Educação

06/04/15 18:40 - Atualizado em 06/04/15 18:43

Para gestores de escolas e de redes de educação, o detalhamento é essencial, visto que os componentes do Ideb não podem ser interpretados isoladamente. “É necessário ter conhecimento das variáveis desses componentes para identificar corretamente como está o fluxo e o aprendizado”, explica Alexandre Oliveira, educador e co-fundador da Meritt, uma das desenvolvedoras do QEdu.

O educador explica ainda que é impossível melhorar o Ideb sem conhecer esses dados. “A qualidade da educação está ligada a quatro dimensões muito relevantes: matricula, permanência, progressão e aprendizado. As duas últimas é possível enxergar apenas pelo Ideb, que já é amplamente aceito pela sociedade e que está no Plano Nacional de Educação, o PNE”.

Além disso, qualquer ação de melhoria ou manutenção de uma boa média no Ideb é preciso enxergar a evolução histórica do indicador, dos seus componentes e suas variáveis. “Como o QEdu possui uma vasta base de dados educacionais, o gestor pode verificar outros aspectos ligados ao Ideb, as taxas de abandono e reprovação, as metas passadas e futuras do Ideb e como a sua escola ou rede tem caminhado”, detalha Alexandre.

Portanto, com esse detalhamento, é possível:

  • Se o Ideb caiu, qual componente influenciou no resultado negativo
  • Se o Ideb cresceu, qual componente impactou positivamente o resultado
  • Se um componente teve queda ou crescimento histórico, qual variável tem influenciado no processo
  • Em qual componente e variável deve-se ter mais atenção e foco

 

Os dados detalhados de Aprendizado (média padronizada na Prova Brasil) e Fluxo (indicador de rendimento), que compõem o resultado do Ideb 2013, já estão disponíveis no QEdu.org.br. Entender os detalhes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é essencial para se pensar em estratégias efetivas que visem transformar a educação básica brasileira. Agora, além de ver as notas isoladas de cada componente, você pode:

  • Ver a média em Português e Matemática, que compõem o Aprendizado;
  • Ver o indicador de rendimento de cada ano em cada etapa escolar;
  • Ver a evolução histórica do Fluxo, para cada ano de cada etapa escolar;
  • Ver a evolução histórica do Aprendizado em Português e Matemática.

Informação divulgada em:  http://blog.qedu.org.br/blog/2015/04/02/ideb-dados-detalhados-estao-disponivel-no-qedu/

Permalink: http://cmais.com.brhttp://cmais.com.br/educacaoemdia/noticias/ideb


Dilma aborda conquistas e investimentos ao falar na assembleia da ONU

Presidenta falou nesta terça-feira em Nova Iorque

Educação

24/09/13 18:26 - Atualizado em 24/09/13 18:44

A presidenta Dilma Rousseff apontou nesta terça-feira, 24, em discurso de abertura da 68ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, as conquistas sociais e econômicas do governo, citando, entre outros exemplos, o investimento na educação de 75% dos royalties da exploração do petróleo. Os demais 25% serão destinados à área da saúde, como determina proposta aprovada pelo Congresso Nacional.
 
Ela disse que o Brasil retirou da pobreza extrema 22 milhões de pessoas em dois anos e reduziu “de forma drástica” a mortalidade infantil. Dilma ressaltou que as crianças são prioridade para o Brasil. “Isso se traduz no compromisso com a educação, pois somos o país que mais aumentou o investimento público no setor educacional, segundo o último relatório do OCDE.”
 
Dilma se referia a dados divulgados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com a instituição, o Brasil encabeça o grupo de países que destinou maior parte do investimento público total para a educação, com 18,1% de participação. A parcela do investimento público total destinada à educação cresceu 7,6 pontos percentuais no período de 2000 a 2010.
 
Ao se considerar o percentual investido em educação em relação ao investimento público total, os países da OCDE mantiveram praticamente o mesmo patamar, caindo de 12,6%, em 2000, para 12,3%, em 2010. Países como Brasil, Coréia do Sul, Suíça e Dinamarca direcionaram mais de 15% de seu investimento público total para a área educacional.
 
Do Ministério da Educação
___________________________________________________________________________________________
 
ONU: educação e governos honestos são prioridades para cidadãos do mundo
 
A educação e a saúde são, junto com o emprego e governantes honestos e eficazes, algumas das principais prioridades dos cidadãos do mundo, segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira pela ONU.
 
___________________________________________________________________________________________
 
Resultado provisório do Censo Escolar indica 40,3 milhões de matrículas na educação básica
 
O resultado preliminar do Censo Escolar de 2013 mostra que, em todo o país, 40.366.076 estudantes estão matriculados na educação básica das redes pública estadual e municipal de ensino. A informação foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União.
 
___________________________________________________________________________________________
 
Escola deve ter projetos de integração de novos alunos
 
Para uma troca de escola mais tranquila a nova instituição deve ter projetos de acolhimento, segundo Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
 
___________________________________________________________________________________________
 
Na primeira escola, brincadeiras fazem parte do currículo e estimulam o cérebro
 
As brincadeiras ajudam no processo de formação dos pequenos. Por isso, atenção papais e mamães: quanto mais nova for a criança, mais preocupada a escola tem de estar com o tempo destinado simplesmente para brincar.
 
___________________________________________________________________________________________
 
Curso técnico vai atender moradores da floresta
 
Coração da floresta amazônica, nas margens do sinuoso rio Juruá, que segue do Amazonas rumo ao Acre. Ali, na chamada comunidade Bauana, a 800 km de Manaus, teve início o primeiro curso técnico para ribeirinhos que vivem na floresta.
 
___________________________________________________________________________________________
 
Escolas adaptam seus currículos
 
Na medida em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passa por ajustes logísticos e pedagógicos, as escolas pegam carona nas transformações e tentam adequar o currículo do ensino médio. 
 
___________________________________________________________________________________________
 
Número de escolas com período integral triplica em dez anos em São Paulo
 
Até 2010, a médica Simone Nuñez contava com a ajuda de duas babás para cuidar dos filhos Camila e Diego --então com 8 e 5 anos. Quando elas precisaram deixar o trabalho, no final daquele ano, a família não teve saída: matriculou as crianças em período integral.
 
___________________________________________________________________________________________
 
‘É possível usar o corpo em favor da educação’
 
Não basta ter apenas o domínio do conteúdo. O exercício da atividade docente requer muito mais que isso. Para o pleno exercício da carreira, o professor, mais do que ninguém, sabe que precisa desenvolver paciência e controle emocional para lidar com a rotina escolar. E mais: saber se relacionar com cada um dos diferentes grupos de alunos, desde os mais apáticos até os mais extrovertidos. Afinal, identificar as habilidades dos seus estudantes é fundamental para que processo de aprendizagem seja, efetivamente, exitoso. Isso é o que propõe o curso de Formação de Facilitadores de Teatro Social a ser realizado em São Paulo nos dias 28 e 29 de setembro e 5 e 6 de outubro.
 
___________________________________________________________________________________________
 
Universidades alegam sobrecarga com programas governamentais
 
As universidades estão cada vez mais sobrecarregadas pela quantidade de solicitações feitas pelo governo federal. Os ministérios têm desenhado programas que dependem da ajuda delas para serem executados, baseados nas três frentes de trabalho que formam os pilares das universidades brasileiras: ensino, pesquisa e extensão. Além de formar bons profissionais, devem promover inovação e interagir com a sociedade para solucionar problemas reais.
 
___________________________________________________________________________________________
 

Permalink: http://cmais.com.brhttp://cmais.com.br/educacaoemdia/noticias/dilma-aborda-conquistas-e-investimentos-ao-falar-na-assembleia-da-onu


Escolas que adotarão novo modelo de tempo integral recebem aporte de R$ 38,8 milhões

Estão abertas 2 mil vagas para interessados em atuar nas 178 unidades que terão o modelo em 2014

Educação

20/09/13 17:18 - Atualizado em 20/09/13 17:30

A Educação, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão que administra as obras escolares, acaba de assinar contratos para investir R$ 38,8 milhões nas reformas das escolas que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que integrarão o novo modelo de Escola de Tempo Integral.
 
As unidades fazem parte da primeira fase do plano de expansão do modelo em que os alunos ficam mais de 8 horas por dia nas unidades de ensino. Nesta primeira etapa das obras, serão contempladas 95 escolas. Entre as intervenções previstas estão a implantação de laboratórios e salas de uso múltiplo, de acordo com nível escolar atendido pela unidade, além de adaptação de refeitório, cozinha e despensa, banheiros e vestiários.
 
Atualmente, o Estado possui 69 escolas com o novo modelo de ensino integral atendendo a 20 mil estudantes. No ano que vem, serão 178 unidades, nas quais serão atendidos 53 mil alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
 
Credenciamento de professores
Estão abertas as inscrições para educadores da rede estadual interessados em atuar no regime integral de ensino. São 2 mil vagas no total. Os professores e gestores precisam ser efetivos e estáveis, com licenciatura plena e atuação de pelo menos 3 anos. Os convocados recebem gratificação de 75% sobre o salário-base. As inscrições podem ser feitas até 4 de outubro. 
 
Os inscritos que não forem chamados nesta primeira fase poderão ser acionados ao longo do próximo ano. Veja aqui como será o processo de credenciamento.
 
 
Da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
___________________________________________________________________________________________
 
uol_-_universo_on-line-logo-6586cea0ff-seeklogo.comEAD é alternativa para Educação de Jovens e Adultos
 
Vanderlei Edson Assis, 47, acaba de ser aprovado no curso de direito de uma faculdade particular em São Paulo. A conquista, por si só, seria digna de vitória. Mas, há um ano, Vanderlei não tinha sequer diploma de ensino fundamental. Ele se "formou" por meio de um programa de EJA (Educação de Jovens e Adultos), na modalidade (Ensino a Distância).
 
 
___________________________________________________________________________________________
 
logotipo_oficial_da_agência_brasilPronatec Brasil Maior ofertará 118 mil vagas até 2014
 
O governo federal, na busca por atender à demanda por profissionais qualificados em setores estratégicos da economia, lançou ontem uma nova modalidade do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Pronatec Brasil Maior. Com o programa, serão ofertados cursos técnicos gratuitos direcionados especificamente às áreas definidas pelos setores industriais como mais carentes de trabalhadores qualificados. Até 2014, estarão disponíveis 118 mil, que podem ser acessadas pelo site do Pronatrec.
 
___________________________________________________________________________________________
 
folhaRumo à escola em período integral
 
A escola em período integral é uma tendência mundial irreversível. Resta saber quando chegará de vez ao Brasil.
 
___________________________________________________________________________________________
 
a tardeEnsino superior privado ainda é pulverizado
 
As duas maiores companhias de educação do Brasil, Kroton e Anhanguera, têm juntas cerca de 14% do total dos alunos de instituições privadas do País. As duas anunciaram um acordo de fusão em abril, que dará origem a maior empresa de ensino do mundo. Levantamento feito pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, com dados do Censo da Educação Superior mostra que, apesar do forte movimento de consolidação do setor, o mercado ainda é bastante fragmentado.
 
___________________________________________________________________________________________
 
folhaNa escola de administração de Harvard, classe social divide mais que o sexo
 
Tão logo os alunos chegam, a expectativa é de que façam cheques de entre US$ 300 e US$ 400 para suas "seções", os grupos com os quais eles assistirão às suas classes de primeiro ano, se quiserem participar dos eventos sociais.
 
___________________________________________________________________________________________
 
portal aprendizMEC recebe propostas de aplicativos educativos
 
O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para receber propostas de aplicativos educativos para tablets.
 
___________________________________________________________________________________________
 
rbaAlunos e pais querem espaço em conselho dominado por empresários do ensino
 
Apesar de o governador Geraldo Alckmin (PSDB) ter dado posse a seis novos integrantes do Conselho Estadual de Educação (CEE), o colegiado mantém em sua maioria nomes diretamente associados aos setores privados da educação básica e superior, além dos próprios empresários e até um banqueiro. Dos 29 conselheiros, a maioria (16) representa os interesses particulares, conforme um levantamento do Observatório da Educação. O segundo maior grupo continua sendo o de professores e pesquisadores de universidades privadas e públicas.
 
___________________________________________________________________________________________
 
logo-porvirUniversidade da Correria promove autonomia e liberdade
 
“Correria é correria, significa trampo, trabalho, vida. Correria é atitude, é ir atrás. E não é só cara da favela que é correria, um cara do Leblon também pode ser. Qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode fazer diferente, ir adiante”. Quem diz isso é Anderson Santos, o Dinho, que criou, entre vários outros projetos, a Universidade da Correria, iniciativa que promove workshops e palestras gratuitas, além de encontros nas redes sociais para “jovens que desejam sair da zona de conforto do assalariado, se arriscar e empreender”.
 
___________________________________________________________________________________________
 
logo-porvirPopular entre crianças, Minecraft é usado como ferramenta pedagógica nas escolas
 
Enquanto alguns pais ainda temem pelo uso de games pelos filhos. Uma série de pesquisas veem desmonstrando que eles podem, sim, ajudar no aprendizado das crianças. Febre entre os mais jovens, o Minecraft – ou o Lego digital – é um dos mais populares jogos do momento. Utilizado de forma compulsiva por muitas crianças, várias escolas ao redor do globo estão vendo nele uma possibilidade real de trabalhar uma série de competências que se alinham à propostas curriculares das instituições.
 
___________________________________________________________________________________________
 

Permalink: http://cmais.com.brhttp://cmais.com.br/educacaoemdia/noticias/escolas-que-adotarao-novo-modelo-de-tempo-integral-recebem-aporte-de-r-38-8-milhoes


Página 1/470