Alunos de Escola de Tempo Integral relatam mudança de perspectiva em relação ao futuro

Com jornada ampliada e auxílio para criarem um projeto de vida, jovens veem sonhos virarem realidade

Arte & Cultura

06/09/13 11:30 - Atualizado em 06/09/13 11:47

“Meu sonho é ser médico”, conta Vitor Muniz, que cursa o Ensino Médio na rede estadual. O jovem Vitor viu o sonho de construir uma carreira promissora ficar mais próximo ao ingressar na E.E. Prefeito Nestor de Camargo, em Barueri, que oferece ensino integral.
 
Assim como Vitor, outros alunos da Escola de Tempo Integral relatam a mudança de perspectiva com relação ao futuro. “A escola integral oferece a oportunidade que você precisa para o mercado de trabalho no futuro. Quando cheguei tinha planos, mas hoje penso além. Quero ser Engenheiro Eletrônico, fazer mais três faculdades e ajudar nos projetos da escola”, conta Yago Ondersen, também aluno da E.E. Prefeito Nestor de Camargo.  
 
O novo modelo de Escola de Tempo Integral  oferecido aos estudantes da rede estadual proporciona jornada ampliada, para que eles planejem e executem seus projetos de vida. No programa, os alunos têm orientação e auxílio dos professores para alcançarem sucesso acadêmico e profissional. Além disso, contam com uma estrutura que inclui laboratórios de ciências, sala de leitura e sala de informática.
 
Iniciado em 2012, em 16 escolas de Ensino Médio, o programa foi ampliado neste ano para outras 53 unidades, inclusive para aquelas que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental. Em 2014, outras unidades passarão a fazer parte da iniciativa, que já repercute positivamente no aprendizado dos alunos da rede estadual de ensino.
 
Da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
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terra-networks-logoEducação ajuda a superar a intolerância, defende Nações Unidas
 
Escolhido há quase um ano pelo secretário-geral Ban Ki-moon como alto representante da Aliança de Civilizações da Organização das Nações Unidas (UNAOC, na sigla em inglês), Nassir Abdulaziz Al-Nasser, natural do Catar, dedica seu trabalho a promover a paz entre os países. A Aliança que ele hoje lidera a partir de Nova York defende a educação, o desenvolvimento sustentável e a cooperação entre os governos para evitar e resolver conflitos. Em uma entrevista exclusiva concedida ao Terra em Tarrytown, nos Estados Unidos, onde abriu oficialmente um curso de verão promovido por sua organização a 100 jovens de 90 países - inclusive o Brasil -, Al-Nasser descreve a atuação da UNAOC, sua crença de que os jovens serão responsáveis por mudar o mundo e como duradouras guerras, como na Síria, preocupam as Nações Unidas.
 
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logo-porvirO uso de games na matemática por alunos brasileiros
 
Num laboratório de informática pequeno e abafado em uma escola perto do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, dois alunos do quinto ano olham atentamente para a tela de um computador antigo. Eles tocam a máquina enquanto falam animadamente, dando sugestões de como seguir na atividade e medindo espaços. Os alunos estão aprendendo Teorema de Tales numa aula de matemática e a razão de tanta animação é que eles estão calculando os ângulos do triângulo não de um jeito tradicional, mas em um jogo.
 
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escola públicaCombate à evasão
 
Necessidade de trabalhar e dificuldade de conciliar emprego e estudos são as principais causas da alta evasão da modalidade; bolsas são alternativa para reduzir problema.
 
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logotipo_oficial_da_agência_brasilReitores de universidades federais da Região Norte pedem programa para atrair e fixar doutores
 
Reitores das universidades federais da Região Norte pedem ao governo a elaboração de um programa para atrair e fixar doutores. Sem esses profissionais, as instituições têm dificuldade em abrir programas de pós-graduação e não conseguem captar recursos suficientes para melhorar a estrutura para pesquisa. 
 
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portal aprendizJurjo Torres: “Educar é gerar sonhos”
 
Quantos problemas do mundo não partem da forma como estruturamos nossas escolas e o conhecimento?  Essa é uma das perguntas fundamentais feitas pelo professor espanhol Jurjo Torres Santomé, que recentemente lançou no Brasil seu livro “Currículo Escolar e Justiça Social”, pela editora Penso.
 
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logotipo_oficial_da_agência_brasilEditoras universitárias apresentam livros para pesquisadores na Bienal do Rio
 
Cinquenta e cinco das 115 editoras filiadas à Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) participam da 16ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, aberta no último dia 29 de agosto e com encerramento marcado no próximo domingo (8).
 
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o-globo-logo-principal1Enem 2013: MEC vai tolerar erros pontuais nas redações
 
Redações com erros de acentuação e concordância foram selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) para integrar um guia de orientação aos participantes do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013). Lançado ontem pelo ministro Aloizio Mercadante, o guia detalha os critérios de avaliação das redações e dá dicas a quem fará o teste em 26 e 27 de outubro. Cinco textos que receberam nota máxima no exame do ano passado são apresentados na íntegra, quatro deles com erros pontuais.
 
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secretaria da educaçãoEstudante que prestará medicina no vestibular conhece rotina da profissão
 
Além de ficar atento ao calendário das universidades estaduais, fazer simulados e ler muito, o aluno Alef Bianco da Costa, da E.E. Maria Augusta de Ávila, teve uma experiência diferente na preparação para o vestibular.
 
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uol_-_universo_on-line-logo-6586cea0ff-seeklogo.comEAD é "boa oportunidade", diz operador de máquina que faz administração
 
A expectativa é grande para a colação de grau que deve acontecer em fevereiro de 2014. O operador de máquinas do Demlurb (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) de Juiz de Fora, Luiz Carlos Figueiredo, 33, está quase se formando em Administração Pública, graduação cursada pelo ensino a distância na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).
 
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Professor de multisseriada do campo terá curso de formação

O programa Escola da Terra do Ministério da Educação oferece formação continuada e gratuita a professores que trabalham nessas unidades de ensino.

Educação

05/09/13 16:06 - Atualizado em 05/09/13 16:32

Gestores das redes públicas de ensino de estados e municípios, que tenham escolas multisseriadas no campo ou quilombolas, têm prazo até 19 deste mês para aderir ao Escola da Terra. O programa do Ministério da Educação oferece formação continuada e gratuita a professores que trabalham nessas unidades de ensino.
 
Dados da coordenação geral de políticas de educação no campo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) mostram que até 30 de agosto 1.303 municípios de 26 estados da Federação aderiram ao programa, além das secretarias estaduais de educação do Acre, Goiás, Rondônia e Sergipe. Antônio Lídio Zambom, que coordena o programa, explica que poucos estados têm escolas multisseriadas e quilombolas com matrículas até o quinto ano do ensino fundamental.
 
Para aderir, o secretario municipal ou estadual precisa entrar na página eletrônica do Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) e informar seu CPF e senha. Dentro do Simec, acessa o Plano de Ações Articuladas (PAR) e o programa Escola da Terra. Nesta etapa do processo, o gestor informa apenas o número de escolas multisseriadas e quilombolas de sua rede e o número de professores.
 
2013 e 2014 – Antônio Lídio Zambom lembra aos gestores que a adesão para cursos de formação que começam em 2013, ministrados por sete universidades federais, e aqueles que serão abertos em 2014, deve ser feita agora. Em 2014, ele explica, não haverá nova adesão, daí a importância do secretário garantir acesso ao programa.
 
Em 2013, sete universidades federais foram selecionadas para participar de um projeto piloto da Escola da Terra em quatro das cinco regiões do país. O piloto terá 7.500 vagas distribuídas entre as universidades federais do Amazonas (UFAM) com 1.500 vagas, da Bahia (UFBA), do Pará (UFPA), de Pernambuco (UFPE), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Minas Gerais (UFMG) e do Maranhão (UFMA), com 1.000 vagas cada. Em todas as unidades da Federação, os cursos estão previstos para 2014.
 
Dados do Censo Escolar informados pela Secadi indicam que o país tem hoje 865 escolas quilombolas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental e 53.713 escolas com classes multisseriadas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.
 
O programa
A Escola da Terra compreende quatro ações: formação continuada e acompanhada de professores que trabalham com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas multisseriadas no campo, e em escolas quilombolas, além dos assessores pedagógicos que terão a função de tutores; oferta de materiais didáticos e pedagógicos; monitoramento e avaliação; gestão, controle e mobilização social.
 
Educadores e tutores terão curso de aperfeiçoamento com carga horária mínima de 180 horas. A formação compreende dois períodos – a frequência no curso denominada tempo-universidade e outro para as atividades realizadas em serviço (escola-comunidade), que será acompanhada por tutores. A qualificação dos docentes será de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior que aderirem à Escola da Terra.
 
A produção dos materiais didáticos e pedagógicos é de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São jogos, mapas, recursos para alfabetização, letramento e matemática. Também cabe ao FNDE o pagamento de bolsas ao coordenador estadual e ao tutor que acompanham e orientam os educadores durante a formação. 
 
Do Ministério da Educação
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secretaria da educaçãoEducadores participam do Seminário Melhor Gestão, Melhor Ensino
 
No início de setembro, cerca de 630 educadores da rede estadual de ensino viajaram até Serra Negra, interior do estado, para participar do Seminário Melhor Gestão, Melhor Ensino. O encontro faz parte do curso homônimo, que prevê uma série de ações voltadas para o aprimoramento das competências profissionais no âmbito escolar. 
 
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estadc3a3o-aplicativoUFRJ e UnB criam cota de mestrado e doutorado
 
Um ano após a implementação da Lei de Cotas, universidades federais começam a reservar vagas para negros e índios também em mestrados e doutorados. Departamentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Brasília (UnB) já desenvolvem políticas afirmativas na pós-graduação por iniciativa de professores e alunos.
 
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logo-porvirPai cria software para filha e ajuda 2.000 pessoas
 
Para Clarinha, hoje com cinco anos, pedir um iogurte nem sempre foi fácil. Seu problema não era entender o que queria, mas conseguir comunicar a sua vontade. Durante seu nascimento, um erro médico fez com que lhe faltasse oxigenação no cérebro. Com isso, a menina perdeu boa parte dos neurônios responsáveis por sua coordenação motora, o que afeta seus movimentos e sua fala. Mas, mesmo com a paralisia cerebral, sua inteligência ficou intacta. É como se o corpo não obedecesse às ordens que o cérebro dá. Seu pai, o analista de sistemas Carlos Pereira, resolveu que poderia criar um método para conversar com ela. Nascia assim a ideia do Livox, ou Liberdade em Voz Alta, um sisteminha que já foi premiado pela ONU e hoje ajuda mais de 2.000 pessoas de todo o Brasil com disfunções na fala, deficiência visual, motora ou cognitiva.
 
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r7Ministro da Educação negocia votação do PNE no Senado
 
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, esteve no Senado nesta quarta-feira (4) negociando para que o PNE (Plano Nacional de Educação)seja votado o mais rápido possível. A matéria passou pela Câmara dos Deputados e atualmente depende de aprovação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e da CE (Comissão de Educação) do Senado.
 
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o-globo-logo-principal1Escola de Curitiba transforma área abandonada em 'Bosque da Leitura'
 
Uma pessegueira e um pé de café estão gerando livros numa escola municipal de Curitiba. O inusitado fato começou a acontecer depois que a direção da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva transformou uma área inutilizada de 76 metros quadrados no Bosque da Leitura. Agora, os alunos chegam ao local e “colhem” obras da literatura infanto-juvenil que são penduradas nas árvores pelos professores.
 
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terra-networks-logoRanking aponta FGV como melhor escola para formar CEOs no Brasil
 
A Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) são as únicas instituições de ensino brasileiras a figurar na lista dos melhores locais para a formação de diretores executivos. O ranking inédito, divulgado pela primeira vez nesta quinta-feira, aponta as principais universidades e escolas superiores pelas quais passaram líderes de empresas globais. A lista é dominada pelos Estados Unidos, mas o Brasil é o único país da América Latina com representantes no top 100. O ranking Alma Mater Index: Global Executives utilizou a classificação das 500 maiores corporações elaborada anualmente pela revista Fortune como referência.
 
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logo_ig1Seriado inspira curso online e inaugura fusão de entretenimento e academia
 
Parceria entre 'The Walking Dead' e Universidade da Califórnia vai ao ar gratuitamente em outubro e deve abrir portas para outras iniciativas semelhantes
 
 
 
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folhaQuestões do Enem vão ter 'bunker' para evitar fraudes
 
A partir do próximo ano, as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão elaboradas numa espécie de caixa-forte montada na nova sede do Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame.
 
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logo-porvirDois cursos do Coursera em português: inscreva-se
 
Se você sempre se interessou por Moocs, encontrou os temas que gostaria, mas acabava desistindo porque não conseguia acompanhar as aulas em inglês, a Fundação Lemann e o Coursera já começaram a trabalhar nisso. Esta semana foram inaugurados os dois primeiros cursos da plataforma, cujos vídeos foram traduzidos para o português por meio da parceria com a fundação. Aos interessados, as matrículas já estão abertas para Introdução ao Pensamento Matemático e Fundamentos da Estratégia de Negócios, ambos da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos.
 
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Senado aprova MP que reestrutura carreiras de magistério

Haverá mudanças no magistério superior em universidades e em instituições federais de ensino básico, técnico e tecnológico.

Educação

05/09/13 12:05 - Atualizado em 05/09/13 12:18

O plenário do Senado aprovou ontem a Medida Provisória (MP) 614/2013, que promove reajustes na reestruturação das carreiras do magistério superior em universidades e em instituições federais de ensino básico, técnico e tecnológico.
 
O texto enviado pela Câmara não foi alterado pelos senadores e seguirá para sanção presidencial. Quando a matéria estava em análise pelos deputados, entretanto, o relator fez algumas modificações. O deputado Roberto Santiago (PSD-SP) incluiu em seu parecer temas como a autorização para as fundações de apoio à pesquisa celebrarem contratos e convênios com entidades privadas e demais instituições científicas e tecnológicas.
 
Os deputados também aprovaram destaque que retirou da MP a necessidade de divulgação de detalhes de convênios entre as fundações de apoio e as entidades oficiais de pesquisa.
 
Da Agência Brasil
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secretaria da educaçãoHistórias inspiradoras: mães e alunos contam o que mudou com a Escola de Tempo Integral
 
“É como se ela estivesse fazendo uma faculdade. O futuro dela esta aqui.” A frase é da mãe Adriana Brandão dos Santos, mas poderia ser de qualquer outra que tem um filho estudando em uma das Escolas de Tempo Integral do Estado de São Paulo.
 
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g1Aplicativos móveis ajudam a organizar e complementar os estudos
 
A tecnologia vem se tornando uma importante ferramenta didática de apoio aos alunos e educadores também nos dispositivos móveis. Veja uma seleção de aplicativos e games educativos para tirar o máximo de proveito de tablets e smartphones na hora de estudar.
 
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carta na escolaEscolarizados e desempregados
 
"Meu pai sempre falava: eu estudei até a sexta série, eu não quero isso pra vocês, então meu pai se esforçava muito pra dar educação pra gente.” O depoimento é de um jovem entrevistado pelo pesquisador José Humberto da Silva para sua tese de doutorado “Juventude trabalhadora: percursos laborais, trabalhos precários e futuros (in) certos”, apresentada à Faculdade de Educação da Unicamp. O estudo analisou a trajetória de trabalho dos jovens brasileiros, os investimentos pessoais e financeiros feitos por eles e familiares na perspectiva de garantir “um bom emprego” e a ascensão social.
 
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folhaProfessor inglês vem ao Brasil para 'ensinar' autores iniciantes a escrever romances
 
Um dos grandes autores britânicos do século 20, Somerset Maugham revelou certa vez o supra-sumo de seus segredos literários, para os aspirantes a escritores que lhe pediam conselhos.
 
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g1Professores utilizam tecnologia para agregar valor ao ensino em Maceió
 
Uma discussão antiga entre alunos e professores pode, finalmente, estar chegando ao fim. Docentes e discentes começam a utilizar, juntos, aparelhos eletrônicos em sala de aula como uma forma de agregar valor ao ensino. Para um grupo de estudantes do 2º ano do Ensino Médio de Maceió, ao contrário do que costumava pensar a "antiga geração", celulares, tablets e redes sociais são aliados na hora de trocar conteúdo e buscar mais informações sobre os assuntos repassados em classe.
 
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diário de santa mariaSucesso além da ponta do lápis
 
Esqueça o velho conceito de sala de aula com professor autoritário, lições de bê-a-bá e alunos que se arrastam para chegar e correm para ir embora. A receita para a boa formação é um ambiente que congrega educação com diversão e ocupa o tempo ocioso da gurizada com iniciativas inteligentes e atrativas. Pelo menos é nisso que acreditam o professor Danclar Rossato, diretor da Escola Estadual Augusto Ruschi, e Andréia Aparecida Schorn, responsável por uma turminha do berçário do Núcleo de Educação Infantil Caic Luizinho de Grandi.
 
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estadc3a3o-aplicativoUSP amplia câmpus e cursos em Santos
 
A Universidade de São Paulo (USP) vai aumentar seu câmpus em Santos, no litoral paulista, e criará novos cursos de graduação, pós-graduação e extensão no local. A área passará de 5,2 mil metros quadrados para mais de 20 mil m². Hoje, a unidade da USP na cidade funciona na Escola Cesário Bastos, na Vila Mathias, no centro, onde são oferecidos os cursos de graduação em Engenharia do Petróleo, Licenciatura em Ciências e Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola. Agora, a universidade vai reformar o prédio antigo e, atrás, construirá um novo.
 
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logo-porvirGrupo feminista dos EUA lança 1° Mooc colaborativo
 
Ao passo em que vão se tornando mais populares dia após dia, os MoocsGlossário compartilhado de termos de inovação em educação(cursos on-line gratuitos, em escala) veem recebendo cada vez mais críticas. Mesmo sendo visto por muitos, como a possibilidade de democratizar o acesso ao conhecimento acadêmico por meio das videoaulas de professores de grandes universidades, não faltam alfinetadas sobre esse modelo de ensino. Inaugurados por instituições americanas de ponta, os cursos abertos presentes em plataformas como edX e Coursera veem sendo criticados pela suposta baixa apropriação do conhecimento pelo aluno que aprende por meio dos vídeos. A centralização na produção de conteúdos, tida como pouco participativa, é outra questão levantado pelos críticos.
 
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g1Conflito na Síria deixa 45 mil alunos palestinos fora da escola, diz ONU
 
A insegurança e os danos à estrutura da Síria estão impedindo o acesso das crianças no país à educação, afirmou a Organização das Nações Unidas (ONU) na segunda-feira (2). Segundo a organização, cerca de 45 mil crianças palestinas que estão refugiadas na Síria não podem ir à escola no início do ano letivo 2013-2014, que começa agora no Hemisfério Norte. De acordo com dados da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA), só 49 escolas que a ONU mantém na Síria para as crianças da Palestina que fugiram de seu país seguem abertas, o equivalente a 41% do total.
 
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