O programa Escola da Terra do Ministério da Educação oferece formação continuada e gratuita a professores que trabalham nessas unidades de ensino.
Gestores das redes públicas de ensino de estados e municípios, que tenham escolas multisseriadas no campo ou quilombolas, têm prazo até 19 deste mês para aderir ao Escola da Terra. O programa do Ministério da Educação oferece formação continuada e gratuita a professores que trabalham nessas unidades de ensino.
Dados da coordenação geral de políticas de educação no campo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) mostram que até 30 de agosto 1.303 municípios de 26 estados da Federação aderiram ao programa, além das secretarias estaduais de educação do Acre, Goiás, Rondônia e Sergipe. Antônio Lídio Zambom, que coordena o programa, explica que poucos estados têm escolas multisseriadas e quilombolas com matrículas até o quinto ano do ensino fundamental.
Para aderir, o secretario municipal ou estadual precisa entrar na página eletrônica do Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) e informar seu CPF e senha. Dentro do Simec, acessa o Plano de Ações Articuladas (PAR) e o programa Escola da Terra. Nesta etapa do processo, o gestor informa apenas o número de escolas multisseriadas e quilombolas de sua rede e o número de professores.
2013 e 2014 – Antônio Lídio Zambom lembra aos gestores que a adesão para cursos de formação que começam em 2013, ministrados por sete universidades federais, e aqueles que serão abertos em 2014, deve ser feita agora. Em 2014, ele explica, não haverá nova adesão, daí a importância do secretário garantir acesso ao programa.
Em 2013, sete universidades federais foram selecionadas para participar de um projeto piloto da Escola da Terra em quatro das cinco regiões do país. O piloto terá 7.500 vagas distribuídas entre as universidades federais do Amazonas (UFAM) com 1.500 vagas, da Bahia (UFBA), do Pará (UFPA), de Pernambuco (UFPE), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Minas Gerais (UFMG) e do Maranhão (UFMA), com 1.000 vagas cada. Em todas as unidades da Federação, os cursos estão previstos para 2014.
Dados do Censo Escolar informados pela Secadi indicam que o país tem hoje 865 escolas quilombolas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental e 53.713 escolas com classes multisseriadas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.
O programa
A Escola da Terra compreende quatro ações: formação continuada e acompanhada de professores que trabalham com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas multisseriadas no campo, e em escolas quilombolas, além dos assessores pedagógicos que terão a função de tutores; oferta de materiais didáticos e pedagógicos; monitoramento e avaliação; gestão, controle e mobilização social.
Educadores e tutores terão curso de aperfeiçoamento com carga horária mínima de 180 horas. A formação compreende dois períodos – a frequência no curso denominada tempo-universidade e outro para as atividades realizadas em serviço (escola-comunidade), que será acompanhada por tutores. A qualificação dos docentes será de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior que aderirem à Escola da Terra.
A produção dos materiais didáticos e pedagógicos é de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São jogos, mapas, recursos para alfabetização, letramento e matemática. Também cabe ao FNDE o pagamento de bolsas ao coordenador estadual e ao tutor que acompanham e orientam os educadores durante a formação.
Do Ministério da Educação
___________________________________________________________________________________________
Educadores participam do Seminário Melhor Gestão, Melhor Ensino
No início de setembro, cerca de 630 educadores da rede estadual de ensino viajaram até Serra Negra, interior do estado, para participar do Seminário Melhor Gestão, Melhor Ensino. O encontro faz parte do curso homônimo, que prevê uma série de ações voltadas para o aprimoramento das competências profissionais no âmbito escolar.
___________________________________________________________________________________________
UFRJ e UnB criam cota de mestrado e doutorado
Um ano após a implementação da Lei de Cotas, universidades federais começam a reservar vagas para negros e índios também em mestrados e doutorados. Departamentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Brasília (UnB) já desenvolvem políticas afirmativas na pós-graduação por iniciativa de professores e alunos.
___________________________________________________________________________________________
Pai cria software para filha e ajuda 2.000 pessoas
Para Clarinha, hoje com cinco anos, pedir um iogurte nem sempre foi fácil. Seu problema não era entender o que queria, mas conseguir comunicar a sua vontade. Durante seu nascimento, um erro médico fez com que lhe faltasse oxigenação no cérebro. Com isso, a menina perdeu boa parte dos neurônios responsáveis por sua coordenação motora, o que afeta seus movimentos e sua fala. Mas, mesmo com a paralisia cerebral, sua inteligência ficou intacta. É como se o corpo não obedecesse às ordens que o cérebro dá. Seu pai, o analista de sistemas Carlos Pereira, resolveu que poderia criar um método para conversar com ela. Nascia assim a ideia do Livox, ou Liberdade em Voz Alta, um sisteminha que já foi premiado pela ONU e hoje ajuda mais de 2.000 pessoas de todo o Brasil com disfunções na fala, deficiência visual, motora ou cognitiva.
___________________________________________________________________________________________
Ministro da Educação negocia votação do PNE no Senado
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, esteve no Senado nesta quarta-feira (4) negociando para que o PNE (Plano Nacional de Educação)seja votado o mais rápido possível. A matéria passou pela Câmara dos Deputados e atualmente depende de aprovação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e da CE (Comissão de Educação) do Senado.
___________________________________________________________________________________________
Escola de Curitiba transforma área abandonada em 'Bosque da Leitura'
Uma pessegueira e um pé de café estão gerando livros numa escola municipal de Curitiba. O inusitado fato começou a acontecer depois que a direção da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva transformou uma área inutilizada de 76 metros quadrados no Bosque da Leitura. Agora, os alunos chegam ao local e “colhem” obras da literatura infanto-juvenil que são penduradas nas árvores pelos professores.
___________________________________________________________________________________________
Ranking aponta FGV como melhor escola para formar CEOs no Brasil
A Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) são as únicas instituições de ensino brasileiras a figurar na lista dos melhores locais para a formação de diretores executivos. O ranking inédito, divulgado pela primeira vez nesta quinta-feira, aponta as principais universidades e escolas superiores pelas quais passaram líderes de empresas globais. A lista é dominada pelos Estados Unidos, mas o Brasil é o único país da América Latina com representantes no top 100. O ranking Alma Mater Index: Global Executives utilizou a classificação das 500 maiores corporações elaborada anualmente pela revista Fortune como referência.
___________________________________________________________________________________________
Seriado inspira curso online e inaugura fusão de entretenimento e academia
Parceria entre 'The Walking Dead' e Universidade da Califórnia vai ao ar gratuitamente em outubro e deve abrir portas para outras iniciativas semelhantes
___________________________________________________________________________________________
Questões do Enem vão ter 'bunker' para evitar fraudes
A partir do próximo ano, as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão elaboradas numa espécie de caixa-forte montada na nova sede do Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame.
___________________________________________________________________________________________
Dois cursos do Coursera em português: inscreva-se
Se você sempre se interessou por Moocs, encontrou os temas que gostaria, mas acabava desistindo porque não conseguia acompanhar as aulas em inglês, a Fundação Lemann e o Coursera já começaram a trabalhar nisso. Esta semana foram inaugurados os dois primeiros cursos da plataforma, cujos vídeos foram traduzidos para o português por meio da parceria com a fundação. Aos interessados, as matrículas já estão abertas para Introdução ao Pensamento Matemático e Fundamentos da Estratégia de Negócios, ambos da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos.
___________________________________________________________________________________________