Incluir Brincando
Conheça o projeto!
Brincar é um direito humano garantido a toda e qualquer criança e adolescente por leis nacionais e internacionais, como a Convenção sobre os Direitos da Criança, de 1989 (Art. 31), a Constituição Federal (art. 217) e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (art. 4 e16). |
Desde 2012, o Projeto Incluir Brincando busca contribuir para a garantia do direito de brincar a todas as crianças, respeitando os ritmos e a individualidade de cada uma delas. O projeto é uma iniciativa da TV Cultura e da Sesame Workshop, organização sem fins lucrativos responsável pela criação e co-produção do programa Vila Sésamo, com o apoio da Fundação MetLife, parceria estratégica do UNICEF e parceria institucional da Associação Laramara, do Instituto Rodrigo Mendes, da Efeito Visual Serigrafia e da Iguale Comunicação de Acessibilidade.
Em 2014, o projeto está potencializando as suas ações com educadores, familiares e cuidadores por meio de uma Campanha Transmídia, do Curso de Formação Incluir Brincando e da Coleção Incluir Brincando (que reúne um caderno de formação e dicas de brincadeiras e atividades inclusivas). Todas as estratégias educacionais estão articuladas em torno de sete temas transversais:
- Brincar é um direito da criança
- Brincadeiras inclusivas
- Brincando em família
- Brincando na comunidade
- Brincando com os amigos
- Feira de brinquedos
- Brincadeiras do Brasil
Campanha transmídia
A partir do dia 17 de Março de 2014, um dos temas transversais da campanha será promovido a cada mês durante as programações infantis da TV Cultura e da TV Rá Tim Bum!, neste website e no perfil oficial do programa no Facebook , utilizando vídeos promocionais, episódios especiais, jogos digitais, atividades para imprimir, artigos e chamadas para ações no site e nas redes sociais.
Todos os vídeos contam com interpretação em Libras, recurso de audiodescrição e closed caption. Nos vídeos promocionais, personagens da Vila Sésamo interagem com personalidades como o ator Lázaro Ramos, embaixador do UNICEF no Brasil; o atleta paraolímpico Daniel Dias, com seis medalhas de ouro em Londres; a atriz Isabel Fillardis; a medalhista olímpica de vôleiAna Moser; o cantor Daniel; a cantora Fernanda Takai, e o músico e bailarino Antônio Nóbrega.
Nos episódios especiais, historinhas são centradas nos temas da campanha, protagonizadas pelos personagens da Vila Sésamo. Garibaldo e Bel ganham uma convidada especial para participar do projeto. É Sivan, uma boneca cadeirante vinda diretamente da Vila Sésamo de Israel.Sua participação reforça a ideia de que toda criança tem o direito de brincar, inclusive as que possuem algum tipo de deficiência. Além de ressaltar o respeito à diversidade e a importância da colaboração e da criatividade durante o brincar inclusivo.Sivan tem sete anos de idade e adora se divertir. Inventa novas maneiras para brincar e nunca fica de fora. Ela tem um grande senso de humor e está sempre pronta para ajudar os seus amigos.
Os jogos digitais contam com conteúdo educativo; as atividades para imprimir trabalham conhecimento de si, reflexão, atenção, psicomotricidade, expressão artística e corporal. Há ainda os artigos, que são textos informativos sobre os temas da campanha para educadores, familiares e cuidadores, e as chamadas para ação no site e nas redes sociais.
Para educadores
O curso de formação e a coleção Incluir Brincando contam com a parceria das secretarias municipais de Educação de Paraty (RJ), Marechal Deodoro e Barra de São Miguel (AL). O objetivo é construir referenciais teóricos e práticos para o desenvolvimento integral das crianças por meio do brincar inclusivo e seguro, utilizando os diferentes recursos do Projeto Incluir Brincando. Até junho de 2014 serão formados cerca de 200 participantes, entre professores de educação infantil, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e representantes da sociedade civil.
As pessoas interessadas pelo desenvolvimento inclusivo, brincar e infância poderão ter acesso gratuito à Coleção Incluir Brincando, além de suas versões com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.