Equipe Musical

Música

31/08/11 10:15 - Atualizado em 08/09/11 12:23

Pianistas acompanhadoras

prÉ-estreia primeira e segunda eliminatoria_acompanhadora_dana radu_foto jair magri132 (1)
Dana Radu
Piano

Natural da Romênia, iniciou seus estudos de música  aos  seis anos de idade. Formou-se como solista na Universidade de Música de Bucareste, sob a orientação dos professores Viniciu Moroianu, Octavian Radoi e Viorica Radoi.
Em 1993 obteve a primera colocação no Concurso de Música Romêna de Bucareste e os prêmios  "Ludmila Popisteanu" e "Olga Szel"  no concurso "Mihail Jora",  em 1997. No ano seguinte recebeu o prêmio da "Critica Musical" de melhor pianista acompanhadora desse mesmo concurso.
Gravou diversos programas para a Rádio e TV de Bucareste e foi convidada a participar  dos festivais como "Martian Negrea" , Festival International de Câmera de Brasov,  de São José do Rio Preto , de Londrina , de Petropolis, e do Festival Internacional de Música de Campos do Jordão. Em 2003 e 2004  trabalhou  como pianista preparadora no Festival Amazonas de Ópera.
Atuou como solista na frente da Orquestra Sinfônica de Ploiesti, da Orquestra Filarmônica de São Bernardo de Campo  , Orquestra Sinfônica de Santos , e da Orquestra do Festival de São José do Rio Preto. Desenvolve amplo trabalho camerístico e de correpetição,  com apresentaçoes em várias salas importantes , no Brasil e no exterior. Participou de séries de música de camâra como "Um certo olhar" -  serie realizada dentro da programação Osesp na sala São Paulo, ou "Uma temática poética do Lied" ,  menestrada pelo violoncelista e  professor Peter Dauelsberg e realizada no CCBB  de São Paulo, em 2007. Em 2011 se apresentou junto ao Quarteto Osep, na Sala São Paulo.
Acompanhou como pianista correpetidora Master Classes realizadas por solistas como Pinchas Zukerman, Nathalie Stutzmann , Antonio Menesis,  Johannes Moser,  Hagai Shaham, Emmanuele Baldini, Peter Dauelsberg, Tatjana Vassilieva, Boris Belkin, e e fez parte da equipe músical do concurso Pre Estréia, realizado pela TV Cultura.
Gravou junto a contrabaixista Ana Valeria Poles o cd "Por toda minha vida" lançado pelo selo Clássicos, e junto ao violinista Emmanuele Baldini o Cd  "Sonatas de Camargo Guarnieri ", lançado pelo selo sueco Bis. Em fevereiro de 2012, gravou a Missa Orbis Factor de Aylton Escobar, junto ao coro da Osesp. Radicada no Brasil, exerce atividade como pianista da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

prÉ-estreia primeira e segunda eliminatoria_acompanhadora_cecÍlia moita_foto jair magri92 (4)
Maria Cecília Moita
Piano

Pianista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e pianista acompanhadora dos alunos do curso de metais da EMESP, Cecília Moita bacharelou-se pela Unesp no curso de Educação Artística com habilitação em Música. Simultaneamente, seguiu seus estudos de órgão, piano popular e piano erudito.
Em 1995, freqüentou o Curso de Arranjo e Improvisação com Nelson Ayres e em 1997, curso de Jazz – JVC, na Manhattan School of Music (Festival de Jazz de Nova York).
Desenvolve amplo trabalho de camerista, tendo destaque para o Master Class realizado no Ática Shopping em junho de 1997, onde acompanhou Philip Smith – 1º Trompete da Filarmônica de Nova York.
Em 1999, participou como pianista acompanhadora no X Prêmio Eldorado de Música junto ao trombonista Marim Meira. Em agosto de 2002 acompanhou os músicos do “German Brass”: Matthias Höfs, Uwe Köller (trompetes), Frank Lloyd (trompa), Enrique Crespo (trombone) e Walter Hilgers (tuba) em Recital e Master Class realizado em São Paulo - Teatro Paulo Machado de Carvalho. Em maio de 2005, acompanhou o oboista Alex Klein em recital realizado na USP. Em 2010, acompanhou Alexandre Baty (trompete), e Emmanuel Pahud (flauta), em master class realizado na Emesp, e em 2011 o Maestro Frank Shipway, também na Emesp.Em 2012, acompanhou em Master Class e recitais os trompetistas Marc Reese e Jason Bergman.
Desde 1998 participa ativamente de diversos concertos integrando as seguintes orquestras: OSESP, Sinfônica de Campinas, Filarmônica de São Bernardo do Campo e Sinfônica Municipal.De 2005 a 2009 atuou como assistente de direção musical do projeto “aprendiz de maestro”, com o maestro João Mauricio Galindo Como solista, atuou em 2003, 2004 e 2007 com a Orquestra de Câmara do Theatro Municipal de São Paulo, em 2004 com a Orquestra Jovem Estadual Maestro Eleazar de Carvalho, em 2005 com a Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo e a Orquestra de Campinas, em 2007 e 2008 com a Orquestra Jazz Sinfônica.Em março de 2011 solou com a Orquestra Sinfônica Municipal, e em agosto com a Orquestra Petrobrás Sinfônica.Em abril de 2012 com a Orquestra Jazz Sinfônica.

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí - 1A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí é um grupo artístico-pedagógico da escola de música do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1985, reúne professores, músicos profissionais e alunos-bolsistas de instrumentos de cordas para a prática de conjunto e apresentações frequentes. É uma das principais representantes da instituição na área artística. Em sua história, já excursionou por diferentes Estados brasileiros em projetos inovadores, como o realizado em 1996 por meio do projeto Banco do Brasil Musical. Nele, o grupo de 47 músicos acompanhou Wagner Tiso, Victor Biglione, Maurício Einhorn, André Gereissati e Arthur Moreira Lima no programa “Cenas Brasileiras”. Ainda em 1996, o grupo gravou CD em homenagem ao compositor Tom Jobim, tendo como solistas Altamiro Carrilho, Nivaldo Ornelas, Wagner Tiso, Victor Biglione e Zimbo Trio, maestrorealizando concerto no Teatro Nacional de Brasília.

Um segundo CD foi gravado em 1996, denominado “Obras Brasileiras”, tendo como solista o saxofonista americano Dale Underwood. A orquestra foi oficializada como grupo estável do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” em 31 de março de 1998, permitindo que a Secretaria de Estado da Cultura pudesse dar maior atendimento às demandas de apresentações musicais.

A partir da oficialização, até o final de 2001, o grupo realizou dezenas de estréias brasileiras e apresentou importante repertório nacional, além das principais sinfonias de Beethoven, Mozart e Haydn. A orquestra recebeu, em seu histórico, solistas como Gilberto Tinetti, Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí - 2Raffaeli Trevisani, Arnaldo Cohen, Tatjana Vassiljeva, entre outros, passando por algumas das mais importantes salas do país, como Theatro São Pedro e Sala São Paulo. Nesta temporada de 2009-2010, vem recebendo uma série de maestros convidados, dentre eles Aylton Escobar, Edson Beltrami, Fabio Zanon, Felix Krieger e Gotfried Engels (Alemanha), Gretchen Miller (Estados Unidos/Brasil), Richard Markson (Inglaterra), Roberto Tibiriçá, Rodolfo Fischer (Chile), Wagner Polistchuk, entre outros.

 

 

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas