Jurados de seleção

Música

25/04/12 18:02 - Atualizado em 13/05/13 18:24

JURADOS DE SELEÇÃO

 

CATEGORIA CANTO

Ricardo Ballestero

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/374aa6532fb8766df77c2db6a455d1764470367f.jpgNascido em São Paulo, dedica-se  à arte da colaboração ao piano, tendo estudado com dois dos mais renomados especialistas da atualidade, Martin Katz e Dalton Baldwin. Apresentou-se em recitais com cantores solistas de importantes casa de ópera como o Metropolitan  de N.York,  a New York City Opera, a Houston Grand Opera, o Teatro Mariinsky e o La Scala. Trabalhou como pianista preparador e ensaiador na Houston Grand Opera, no Festival Amazonas de Ópera e no Festival Internacional de Campos do Jordão.

Docente do Departamento de Música da Universidade de São Paulo já foi professor na Universidade do Colorado-Boulder. Foi integrante do Studio da Houston Grand Opera.

Ballestero completou o seu Doutorado em Colaboração Pianística e Música de Câmara na Universidade de Michigan.

 

CATEGORIA CORDAS

Betina Stegmann - violino

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/e7b53e361a324aafb4c54e15c990e69ff1aa8ab0.jpgNasceu em Buenos Aires e iniciou seus estudos de violino em São Paulo com Lola Benda continuando-os com Erich Lehninger. Diplomou-se pela Escola Superior de Música de Colônia onde foi aluna de Igor Ozim e do Quarteto Amadeus. Em Tel Aviv (Israel),aperfeiçoou-se com Chaim Taub. Freqüentou cursos ministrados por Pinchas Zukerman e Max Rostal. Como recitalista e solista apresentou-se em várias cidades do Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Bélgica. Realizou gravações nas rádios WDR (Alemanha) e RAI – Trieste (Itália) estreando, entre outras, obras de compositores contemporâneos. Participou de vários festivais no Brasil e exterior. Atualmente é  1° violino do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e professora da Faculdade Cantareira.

Robert Suetholz - violoncelo

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/7056b8b5c02e812d4fa6a5de8e40f2d0f6df5b7d.jpgNatural de Milwaukee, Wisconsin, EUA. Foi aluno de George Sopkin  e de Wolfgang Laufer, do Quarteto Fine Arts, e de Uzi Wiesel, violoncelista do Quarteto de Cordas de Tel-Aviv, Israel. Teve master classes com Janos Starker, Isaac Stern e Chaim Taub. Obteve o seu Mestrado em Violoncelo, em 1998, sob a orientação de Hans Jørgen Jensen, da Universidade de Northwestern, em Chicago (EUA) e seu Doutorado em Música pela USP em 2011. Atuou em várias orquestras internacionais, como a Israel Sinfonietta e a Orquestra Sinfônica de Milwaukee (EUA). Desde 1985 reside no Brasil e foi spalla dos violoncelos das orquestras Sinfônicas da USP, do Estado de São Paulo e da Sinfonia Cultura – Orquestra da Rádio e TV Cultura. É professor de violoncelo no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, membro do Ensemble SP e do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

 

CATEGORIA MADEIRAS

Joel Gisiger- oboé

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/516aba66f2268e9c4c57a0d3cce28a1f015c09fe.jpgJoel Gisiger iniciou seus estudos de oboé em 1983, na Escola Municipal de Música de São Paulo. Foi vencedor dos concursos Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (1987) e Jovens Instrumentistas do Brasil em Piracicaba e recebeu o Premio de melhor intérprete de música brasileira neste mesmo ano. Logo em seguida, ingressou na Osesp , sob a regência de Eleazar de Carvalho. Com bolsa de estudos da Fundação Vitae, estudou  na Academia da Filarmônica de Berlim. Como professor, participou dos Festivais de Música de Brasília, Campos do Jordão e Londrina. Como solista, apresentou-se com  a Orquestra Sinfonica de Santo André, Camerata São Paulo, Osesp, Orquestra Sinfonica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfonica Virtuosi, entre outras. É professor da Escola de Música do Estado de São Paulo, da Academia da Osesp e do Instituto Baccarelli.  Joel é primeiro oboé-solo da Osesp.

Sérgio Burgani - clarinete

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/94b71972b72dd1474f5eff8b5c3b7f14b74b6bc2.jpgPaulista de São Bernardo do Campo, foi aluno de Rafael Gallardo Caro na Escola Municipal de Música de São Paulo. Prosseguiu seus estudos com José Máximo Ribeiro e concluiu bacharelado na Faculdade Carlos Gomes de São Paulo. Foi aluno ainda de Leonardo Righi, Luiz Gonzaga Carneiro, Herbert Blayman, William McCall, Guy Deplus (França) e Francesco Belli (Itália).
Premiado em vários concursos nacionais, entre eles o Jovens Solistas de Piracicaba, o Jovens Intérpretes da Música Brasileira (Rio de Janeiro), o Sul América-Jovens Concertistas Brasileiros, o II Prêmio Eldorado de Música, o I Concurso Jovens Solistas EPTV-MG e o VIII Prêmio Eldorado de Música, este como integrante do grupo ‘Sujeito a Guincho’.
Professor no Instituto de Artes da Unesp - Universidade Estadual Paulista -, desenvolve intenso trabalho com o ‘Sujeito a Guincho’, cujo primeiro CD obteve o Prêmio Sharp de Música em 1996.

 

CATEGORIA METAIS

Darcio Gianelli – trombone

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/dbc1f1ff8eab5f579f7860e787f40fb36112d429.jpgIniciou seus estudos de trombone com seu pai, Reinaldo Gianelli.  Em 1995, depois de concluir a Faculdade Mozarteum de São Paulo, ingressou na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, onde permaneceu até 1998. Em maio de 2001, completou o curso de mestrado na Juilliard School, onde estudou com os professores Per Brevig (Metropolitan Opera, NY) e Joseph Alessi (New York Philharmonic).

 Em 2000, Darcio Gianelli venceu o concurso Tilden Prize para trombone, em Nova Iorque. Em2001, foi vencedor do Lewis Van Haney Philharmonic Prize, promovido durante o Festival Internacional de Trombones em Nashville, EUA, e segundo colocado no Zellmer- Minnesota Trombone Competition, EUA.

Foi trombonista da Orquestra Sinfônica da Galícia em La Coruña, Espanha, entre 2002 e 2006, ano em que passou a integrar a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Fernando Dissenha - trompete

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/f80c6083855a57a690dd84e4c3875ef2dcef034a.jpgFernando Dissenha é trompete-solo da Osesp desde 1997, e participou de diversas gravações pelos selos Bis e Biscoito Fino, e também do CD Jobim Sinfônico, disco que recebeu o Grammy Latino de 2004 e foi nomeado para o 48º Grammy, na categoria de melhor álbum Crossover Clássico. O primeiro trabalho solo de Dissenha - CD Carambola - foi descrito no International Trumpet Guild como “um disco maravilhoso”.

Mestre pela Juilliard School - onde foi aluno de Chris Gekker e Mark Gould - Dissenha foi solista da New York String Orchestra, no Carnegie Hall. O jornal The New York Times classificou a sua participação como “uma performance brilhante e virtuosa”.

Fernando Dissenha é professor na Faculdade Cantareira, Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), ministra workshops mensais no Conservatário de Tatuí e atua como consultor pedagógico de trompete do Guri Santa Marcelina. Em 2008, publicou o Caderno de Trompete Yamaha, lançado pela Editora Irmãos Vitale. Desde 2007,  Dissenha é Trumpet Clinician da Yamaha Musical do Brasil, e apresenta recitais e workshops no país.

Paranaense de São José dos Pinhais, Fernando Dissenha iniciou os estudos de música com Pedro Vital e posteriormente estudou em Curitiba com Antônio Aparício Guimarães na EMBAP. Foi também aluno de Edgar Batista dos Santos em São Paulo.

 

CATEGORIA MÚSICA DE CÂMARA

Fabio Brucoli - violino

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/93f3a9032be8ed03adf837ad63244bd23050f632.jpgFabio Brucoli é violinista de destaque no cenário artístico brasileiro e ganhador de vários concursos. Aluno de Uwe Kleber, na Escola Municipal de Música de São Paulo, foi bolsista no Departamento de Música da ECA / USP onde estudou com Erich Lehninger.   Fez cursos de  alta  interpretação  violinística  com Chaim Taub   e J. Gingold. Com bolsa de estudos da Fundação VITAE, estudou na Alemanha, com o renomado violinista russo Roman Nodel. É formado no curso de “Kunstlerische Ausbildung”, pela Escola Superior de Música de Mannheim, Alemanha.  Integrou  o Quarteto de São José dos Campos, desenvolvendo paralelamente  um projeto de implementação do ensino de instrumentos de cordas naquela paulista. Em 1995, foi professor no I Festival Internacional de Música em São José dos Campos.  Como músico camerista ganhou por duas vezes o “Prêmio APCA”, em 1995 e 1997, atribuído aos melhores do ano.  Foi solista de algumas das principais orquestras brasileiras como: OSESP, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, Orquestra de Câmera da USP e da Orquestra Solistas do Brasil.  Fabio forma, com seus dois irmãos, o “AULUSTRIO”, com o qual lançou CD, pelo Selo Clássicos, interpretando os Trios n.1 e n.2 de  Heitor Villa-Lobos em comemoração aos 50 anos de sua morte. Idealizador do Projeto “Glauco Velasquez: 4 Trios”, em parceria com o Centro Cultural São Paulo, fez gravações inéditas dos quatro trios deste importante compositor brasileiro. Em 2012, como professor conferencista,  desenvolveu intenso trabalho pedagógico para os alunos dos cursos de bacharelado em violino e viola do Departamento de Música da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto/SP.  Atualmente integra o naipe de primeiros violinos da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo  e é spalla na Orquestra Sinfônica de São José dos Campos.

Marcelo Jaffé – viola

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/5073b81fda7d10039f872b264c09899e3627e455.jpgNascido em uma família de músicos, iniciou seus estudos aos 5 anos de idade. Foi vencedor de importantes concursos nacionais, tais como Escola de Música de Piracicaba, Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Jovens Concertistas Brasileiros, assim como os concursos internacionais "Edward Krollick Award" e "Paul Rolland Competition" nos Estados Unidos.

Estudou naquele país, na Universidade de Illinois, e no Berkshire Music Center em Tanglewood.

Desenvolve atividade intensa como instrumentista e professor em festivais de música como os de Campos de Jordão e Londrina, além de ser professor de viola da USP e primeiro violista da Orquestra Jazz Sinfônica e violista do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

É apresentador da Rádio Cultura FM e do programa ‘Clássicos’ da TV Cultura.

 

CATEGORIA PERCUSSÃO

Elizabeth Del Grande – percussão

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/b58a4ea3a95efe5a08f3dc42df2ddcf6fbfaf44c.jpgNatural de São Paulo e formada em percussão pela Escola Municipal, foi bolsista do Festival de Tanglewood e é graduada em percussão pela Unesp. Seus principais professores foram Ernesto De Lucca, Arnaldo Calusio e Charles Smith. Atua como profissional desde 1970 em orquestras sinfônicas, grupos de música de câmara, como solista e professora nos principais festivais de música e encontros de percussão do Brasil. É professora da Academia da Osesp e da Escola Municipal de Música de S. Paulo, de cujo grupo de percussão é diretora. É timpanista solo e responsável pelo naipe de percussão da Osesp, que integra desde 1973. 

 

Ricardo Bologna – percussão

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/c18c634b654308c9e4d37a4fa18bb7afe2801404.jpgRicardo Bologna é timpanista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Osesp, professor do Departamento de Música da ECA/USP e regente principal da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo. Foi aluno de Elizabeth del Grande, John Boudler, William Blank, Yves Brustaux e Robert Van Sice.

Como regente, atuou à frente da Orquestra de Câmara da Osesp e das Orquestras Sinfônicas do Conservatório de Genebra, de Minas Gerais, São Bernardo do Campo, Jovem do Estado de São Paulo, da USP, do Coro da Camerata de Curitiba, das Orquestras de Câmara de Curitiba e do Amazonas, da Filarmônica de Minas, da Banda Jovem do Estado de São Paulo e da Camerata Aberta. Vencedor do II Concurso Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2002), nesse mesmo ano, fundou o Percorso Ensemble.

Em 1989, criou, com Eduardo Leandro, o Duo Contexto de percussão, com o qual realizou turnês pela Europa, EUA e Japão.

 

CATEGORIA PIANO

Gilberto Tinetti – piano

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/f057198dc37e2b81c0e01d26fd915f3393e59440.jpgNome  de  especial  destaque  no  panorama  musical brasileiro,  nasceu  em  São  Paulo,  em  1932.  Em  1957  passou  a  estudar  em  Paris  com  Magda  Tagliaferro.  Seus concertos  aconteceram  em  vários  países  da Europa,  nos  Estados  Unidos  e  na  América  Latina.  No  Brasil  se  apresenta  regularmente  em  recitais,  concertos com  orquestra  e  música de  câmara.  Em  1975  foi  um  dos  fundadores  do  Trio  Brasileiro,  ao  lado  de  Erich  Lehninger  e  Watson  Clis,  com  mais  de  30  anos  de  atividades  ininterruptas.  Recebeu  por  três  vezes  o  Prêmio  Carlos  Gomes.  Foi  diretor  e  professor  dos  Seminários  de  Música  Pró-Arte de  S. Paulo,  tendo  sido  professor  do  Departamento  de  Música  da  ECA-USP  por  mais  de  20  anos.  Apresenta  na  Rádio  Cultura  FM  de S. Paulo  um  programa  diário  voltado  para  o  repertório  pianístico:  PIANÍSSIMO.

Mário Videira - piano

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/64801d7d209b764e0f4b9620edc0895612230cea.jpgIniciou seus estudos de piano aos quatorze anos de idade, tendo sido orientado por grandes mestres como Marisa Lacorte e Gilberto Tinetti. Participou de cursos, festivais e master-classes com renomados pianistas, como Claude Helffer, Martine Joste, Caio Pagano e Flavio Augusto. É graduado em Música e em Filosofia pela Universidade de São Paulo.  Possui mestrado em Musicologia pela Unesp e doutorado em Filosofia pela USP. É autor de “O Romantismo e o Belo Musical” (Ed. Unesp, 2006). Publicou diversos artigos sobre Estética e Filosofia da Música em revistas especializadas, tanto no Brasil como no exterior. Ao lado do tenor Gilberto Chaves, tem se apresentado regularmente em concertos de música alemã, com destaque para a interpretação do “Dichterliebe”, de R. Schumann. Desde 2010 é professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

 

CATEGORIA VIOLÃO

Cecilia Siqueira - violão

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/ba858c4ab2bfab58f2680ba76da2ca08147b8ded.jpgCecilia Siqueira nasceu em Paysandú (Uruguai), em 1982. Realizou seus estudos superiores de violão com César Amaro Carlevaro, no Uruguai e com Henrique Pinto, no Brasil. Entre os inúmeros prêmios que conquistou está o primeiro prêmio no “Primer Concurso Nacional de Guitarra” em 1997. Em julho de 2001 obteve o primeiro prêmio no “Concurso Internacional de Violão PRO-MÚSICA/SESC” na cidade de Caxias do Sul – Brasil. Como parte da premiação realizou seu debute em Nova York, em abril de 2002, no “Long Island International Guitar Festival”.

Integra desde 2002 o Duo Siqueira Lima, com o mineiro Fernando Lima. O duo é referencia internacional e já lançou três álbuns.

Radicada em São Paulo, Cecília vem sendo solicitada como concertista, professora e júri de concursos em diversas instituições e festivais de música pelo mundo.

Paulo Porto Alegre - violão

http://astolfo.tvcultura.com.br/uploads/assets/image/default/5b5d8496b714069cbe5661462f752766db42e5c3.jpgPaulo  Porto Alegre é violonista, compositor e arranjador. Vencedor de importantes concursos internacionais de interpretação e composição, entre eles o V Concurso Internacional de Violão Palestrina (1979), o III Concurso Internacional de Violão do Festival Villa-Lobos (1984) e a Première Mention do Concours International de Composition de l’ORTF (Paris - 1986) com a obra “Contrastes I” .

Como solista e camerista apresentou-se em todo o Brasil, e no exterior em países como Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e China.

Paulo tem se destacado por sua refinada sonoridade, musicalidade e ecletismo de seu repertório, e, como compositor, pela sua importante obra escrita para o violão.

É membro fundador do Núcleo Hespérides (Música Contemporânea das Américas), do Trio Opus 12 de Violões, e professor titular da  Escola de Música do Estado de São Paulo  e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar