Gógol para além de sua geografia e para além de seu tempo

Yara de Novaes nos conta sobre a tragicomédia "O capote" baseada na obra de Nikolai Gógol que aborda a relação do homem com a metrópole


Marcio Moraes, do cmais+ Arte & Cultura

28/07/15 12:42 - Atualizado em 28/07/15 12:53

o capote_fotojoaocaldas_1
Transitando entre o cômico e o trágico, o conto de Gógol é considerado um marco na história da literatura, por abordar de forma inédita a relação do homem com a metrópole. (Foto: João Caldas).

Como um espetáculo com um nome tão peculiar, O capote (que corresponde a uma peça de vestuário), cuja base para a dramaturgia é um conto datado do século XIX consegue ser pontual e expressivo nos dias de hoje? Baseado na obra de Nikolai Gógol, este espetáculo conta a história de Akaki Akakievitch, um escrevente de uma repartição pública de São Petesburgo que precisa se submeter a diversas situação para conquistar o seu tão almejado capote novo. Lendo de relance, pode parecer uma história datada da Rússia, porém, como nos pontua a diretora do espetáculo, Yara de Novaes, não há grandes distâncias entre a São Petesburgo do enredo e a São Paulo onde acontece a apresentação, pois “as injustiças sociais continuam sendo feitas, a falta de irmandade e de fraternidade é cada vez mais uma tônica em nossa sociedade.”, pontua Yara.

 “Quando ele escolhe [...] um fantasma social para ser seu protagonista, é o momento então que ele coloca sua história, sua escrita, para além de sua geografia e para além de seu tempo”, e é assim que Yara nos dá a razão de se trazer ao público este espetáculo. “É como se tivéssemos alguns pilares. O Akaki, emblemático e que vive para além do ponto. A própria história [...] e temos uma tomada de posição tanto ao Akaki e quanto a história [...] que é o lugar em que a gente pode inserir: imagens, musicalidade, canções, um certo humor dentro da cena, que diz respeito em como a gente vê essa história. Um espetáculo que resultou numa tragicomédia deliciosa”.

O processo colaborativo de criação do espetáculo contou com a participação do filósofo Mario Sergio Cortella, do escritor Fernando Bonassi, de Drauzio Varella, da pesquisadora e professora russa Elena Vássina e da atriz e diretora Cristiane Paoli Quito, que possibilitou este olhar que Yara nos conta acima. Em entrevista exclusiva ao portal cmais+, Yara nos dá detalhes sobre o processo criativo e estética do espetáculo, que está em cartaz no CCBB, confira:

Serviço

O Capote - Uma adaptação da novela de Nikolai Gogol
De 25 de julho a 21 de setembro
Sábado e segunda, 20h. Domingo, 19h.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - telefone: (11) 3113 3651/3652
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Duração: 70 Minutos
Classificação: 12 anos

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas