Aumento de mulheres gamers movimenta o mercado de jogos

Pesquisa feita pelo Internet Advertising Bureau UK, do Reino Unido, revela que 52% das mulheres são gamers


Clarice França, do cmais+ | produção Georgia Alves | arte Homero Esteves Arte & Cultura

10/10/14 18:41 - Atualizado em 10/10/14 18:44

Brasil Game Show 2014Uma pesquisa feita pela Internet Advertising Bureau UK, do Reino Unido, revela que 52% dos gamers são mulheres. No que se refere ao Brasil, um estudo apresentado pela Warner Bros Games, em setembro de 2014, aponta 49%. Os resultados mostram que isso se deve aos aplicativos de jogos para celulares.

Apesar disso, o número de mulheres que jogam em outros gêneros – como ação, aventura e estratégia – só vem crescendo nos últimos anos. “Não é brincadeira de menino, como se falava antigamente”, diz o CEO e fundador da Brasil Game Show, Marcelo Tavares.

O aumento desse público faz com que as empresas adotem novas estratégias e criem jogos que atraem todos os gêneros. O diretor de marketing da Warner Bros Games, Cleyton Oliveira, concorda que o mercado de jogos deixou de ser apenas masculino. Antes, a maioria dos games apostava em personagens homens. Hoje, muitos dão espaço à representação feminina até mesmo com protagonistas, como é o caso de Resident Evil Revelations 2, que será lançado no começo de 2015.

De acordo com o diretor da Ubisoft na América Latina, Bertrand Chaverot, o público feminino busca jogos objetivos e profundos, podendo variar de um jogo de dança como Just Dance até um de aventura, como o novo Assassin’s Creed Unity, com lançamento previsto para o final de 2014.

A Bioware, da EA Games, lança neste ano Dragon Age: Inquisition, o terceiro game da série, que também não esquece o público feminino. O jogador pode escolher o gênero do seu protagonista, além de outras características. No elenco de personagens estão mulheres fortes e em posições de poder, as quais quebram o padrão do jogo medieval com a “donzela indefesa” ou a “bruxa sexualizada”.  

Brasil Game Show 2014

A BGS chega a sua sétima edição, que espera receber 250 mil visitantes durante os quatro dias de evento. Entre as atrações está a Brasil Game Cup, que desta vez contará com o torneio de DOTA 2.

As personalidades que marcarão presença no evento são: Ed Boon (criador do Mortal Kombat), Chance Glasco (produtor da série Call of Duty), Tom Isaksen (produtor de Hitman), entre outros. No segmento dos expositores, há stands da PlayStation, XBOX, Ubisoft, Konami etc.

No que diz respeito ao mercado, Tavares explica que as empresas que atuam no Brasil começam a atender as necessidades dos gamers brasileiros, que têm em média 24 anos de idade. “São 45 milhões de jogadores no Brasil. É o quarto maior mercado do mundo”, conta o fundador da BGS.

A Ubisoft, por exemplo, produzirá todos os seus jogos em território verde-amarelo com o intuito de evitar atrasos nas datas de lançamento dos mesmos. Outras empresas, como a Warner Bros Games, já têm os jogos com dublagens e legendas em português.

Brasil Game Show
Do dia 09 ao dia 12 de outubro.
Das 13h às 21h.
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme – São Paulo.
Para mais informações, acesse o site do evento.

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