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A pesquisadora fala sobre a Biodanza e o seu Princípio Biocêntrico, que situa o respeito à Vida como centro e ponto de partida de todas as disciplinas e comportamentos humanos

Pais e educadores

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Uma proposta de Inclusão Afetiva

14/03/14 - Por Geraldine Husfeld, .

A pesquisadora fala sobre a Biodanza e o seu Princípio Biocêntrico, que situa o respeito à Vida como centro e ponto de partida de todas as disciplinas e comportamentos humanos

“Quando a música toca a emoção e os sentimentos, o movimento se torna inevitável e surge a dança” R. Toro (1924-2010)

 

Toda criança tem o direito de brincar.

 

Mas como contribuir para o desenvolvimento do Brincar Inclusivo?

Para isto, a minha fonte de inspiração é o sistema Biodanza e o seu Princípio Biocêntrico, criado pelo psicólogo, antropólogo e poeta chileno Rolando Toro Araneda, que situa o respeito à Vida como centro e ponto de partida de todas as disciplinas e comportamentos humanos, restabelecendo a noção de Sacralidade da Vida.

 

E o que é Biodanza?                                                                                      

A Biodanza é um sistema de integração humana e reeducação afetiva. A sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo.   

A aula de Biodanza para Crianças tem por objetivo criar um espaço, em que cada pessoa, com suas capacidades e suas diferentes habilidades, possa brincar, se divertir, entrar em contato com as suas riquezas interiores e desenvolvê-las. Se autoconhecendo e revelando a sua identidade. 

Os exercícios de Biodanza vão estimular a parte sã e luminosa de cada criança, as suas capacidades e a sua forma de ser.

 

E qual é o desafio do professor que facilita o desenvolvimento inclusivo?

Implicar-se. Atualizar e registrar como é nosso ser brincante, conhecer e aprender novas brincadeiras. Mas entendendo que o maior desafio que precisamos na área de educação é em termos vivenciais e não só no plano cognitivo. Ampliar o conhecimento que tenho sobre minhas emoções e sentimentos, como eu estou me sentindo? Poder entrar em empatia com o outro para saber o que sente, o que precisa de mim.

 

Incluir Brincando

Que Paraty, cidade onde moro, tenha sido escolhida entre vários municípios como beneficiária de um Projeto Integral como é o “Incluir Brincando” é um sinal de que muitas coisas podem estar prestes a mudar. Uma formação na arte do brincar inclusivo. Utilizando material de qualidade e acesso a informações de trabalhos que vem sendo feitos em outros lugares. E por outro lado, funciona com toda uma equipe de educadoras inspiradoras de mudanças. Que podem ser efetivas se criarmos uma rede forte, onde possamos articular o trabalho feito nas escolas, instituições, ONGs e com o trabalho da família. Um compromisso afetivo e coletivo com a proposta de Inclusão, para que possamos vê-la concretizada em um curto prazo.

 

Geraldine Husfeld

Geraldine Husfeld

Terapeuta Counselor ACP (Abordagem Centrada na Pessoa) e Facilitadora de Biodanza. Diretora na Casa Biocêntrica Paraty, um espaço que promove a integração afetiva e a criatividade em cada etapa da vida.

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