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Como instrumento pedagógico na Educação Infantil e por meio das brincadeiras, jogos e brinquedos, o professor pode desenvolver metodologias que contribuam com o desenvolvimento da criança de forma integral.

Pais e educadores

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O lúdico na infância

14/03/14 - Por Vera Lúcia Soares dos Santos, .

Como instrumento pedagógico na Educação Infantil e por meio das brincadeiras, jogos e brinquedos, o professor pode desenvolver metodologias que contribuam com o desenvolvimento da criança de forma integral.

Ao longo dos anos podemos comprovar que a utilização de procedimentos metodológicos que envolvem brincadeiras, jogos e brinquedos tende a contribuir com mais facilidade para o processo de ensino e aprendizagem da criança na formação de atitudes como: cooperação; socialização; respeito mútuo; interação; lideranças, criatividade, personalidade e autonomia, que favorecem a construção do conhecimento do educando. Assim, o problema que norteou este artigo consistiu em discutir de que modo educadores pensam as atividades lúdicas e qual a contribuição destas para a aprendizagem.  

Sabe-se que, por meio das brincadeiras, jogos e brinquedos, a criança constrói o seu universo manipulando-o e trazendo para a sua realidade situações do seu mundo imaginário.  As brincadeiras, os jogos, e os brinquedos influenciam em áreas do desenvolvimento infantil a exemplo da motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade, desse modo, contribui para a criança exteriorizar seu potencial criativo. A capacidade de brincar abre um espaço de decifrar   enigmas, além de propiciar o conhecimento de forma natural e agradável como meio de estimular a socialização, possibilitando à criança agir de forma mais autônoma.

Crianças em Marechal Deodoro

 

Como instrumento pedagógico na Educação Infantil e por meio das brincadeiras, jogos e brinquedos, o professor pode desenvolver metodologias que contribuam com o desenvolvimento da criança de forma integral. Todavia, é preciso ter clareza de que estes podem possibilitar o encontro de aprendizagens. Nesse sentido, brincadeiras jogos e brinquedos não são apenas um entretenimento, mas atividades que possibilitam a aprendizagem prazerosa de várias habilidades.

Segundo Carvalho (1992, p.28)

(...) o ensino absorvido de maneira lúdica, passa a adquirir um aspecto significativo e afetivo no curso do desenvolvimento da inteligência da criança, já que ela se modifica de ato puramente transmissor a ato transformador em ludicidade, denotando-se, portanto em jogo.

O ato de Brincar é construtivo da natureza humana é o que nos torna capazes de lidar com a realidade e a amadurecer conceitos, dando significados aos acontecimentos do nosso mundo. Tempos atrás as crianças costumavam brincar nas ruas com vizinhos, amigos, primos, etc. sem que dessem muitas preocupações aos pais ou responsáveis.  

Atualmente com a evolução dos tempos as famílias estão resumindo a quantidade de filhos e devido    aumento da violência e o fato dos pais trabalharem fora de casa, as brincadeiras das crianças passaram a ser por trás dos muros sempre com a supervisão de um adulto.  As brincadeiras mais praticadas na atualidade são os jogos eletrônicos através de computadores, celulares, televisores e outros, tornando assim o brincar com outras crianças cada vez mais restrito. Portanto é importante ressaltar que brincar é um aprendizado de forma prazerosa e que independente da faixa etária da criança faz-se necessário o acompanhamento das brincadeiras e o resgate da cultura local contrapondo com a realidade social que mesma estar inserida.

Para que esse ato torne - se de fato significativo, o adulto terá um papel importante como observador e mediador das experiências e interações infantis. É importante que o educador insira o brincar em seus projetos educativos, com objetivos e metodologias definidos, tendo consciência da importância de sua ação em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem das crianças. Ressalta-se que neste processo é fundamental a preparação dos educadores e estar associada a formação, que é um espaço de reflexão que proporciona o estudo da prática pedagógica, constituindo razões fundamentais para a produção de conhecimento e transformações do contexto escolar.

 Ainda segundo Carvalho (1992, p.14)

(...) desde muito cedo o jogo na vida da criança é de fundamental importância, pois quando ela brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos se mentais e sem se sentir coagida pelo adulto, começa a ter sentimentos de liberdade, portanto, real valor e atenção as atividades vivenciadas naquele instante.

Decerto que os professores/ educadores deodorenses estão sendo contemplados com a formação no Projeto Incluir brincando, proposta que pode ser considerada como um ponta pé inicial para esse processo de resgatar o lúdico   nas   escolas e Núcleo de Educação Infantil no município de Marechal Deodoro-AL. Dessas considerações, acreditamos que uma prática reflexiva proporciona a construção de diferentes saberes, visto que uma postura reflexiva pode despertar  reorganização da prática na sala de aula.

Nesse sentido, não há como dissociar teoria e prática. Estas não são rivais, articulando-se no desenvolvimento formativo do professor, na sua Prática em sala de aula num momento de mudança que ora vem caracterizando a profissão docente. Sendo o professor protagonista fundamental do processo educativo, é cada vez mais solicitado a dar resposta a questões que lhes são colocadas e para os quais não recebeu uma formação adequada. Por fim, embora a reflexão venha se tornando uma exigência para o fazer docente, muito mais do que um simples atributo, não escapa das tensões e dilemas vivenciados pelos professores.

Crianças em Marechal Deodoro

 

Vera Lúcia Soares dos Santos

Vera Lúcia Soares dos Santos

A autora fala sobre a formação de professores que vem sendo realizada no município de Marechal Deodoro através do Projeto Incluir Brincando que vem proporcionando aos professores da rede municipal resgatar as brincadeiras infantis por meio das atividades lúdicas desenvolvidas pelo projeto e que são repassadas aos alunos na sala de aula.

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