Desculpe mas no seu navegador não esta habilitado o Javascript, habilite-o e recarregue a página pular começo
Logo Vila Sésamo
Menu Vila Sésamo
Logo Vila Sésamo
Menu Vila Sésamo

O Centro de Tecnologia Adaptada (CTA) é um serviço da Laramara que desenvolve e produz recursos adaptados (móveis, utensílios, brinquedos e materiais pedagógicos) para atender às necessidades das crianças com deficiência visual e outras dificuldades como as alterações neuromotoras e de comunicação.

Pais e educadores

todos os artigos

Centro de Tecnologia Adaptada “Mara Gabrilli” – LARAMARA: soluções criativas para a criança com deficiência visual e deficiência múltipla

28/03/14 - Por Ana Paula Nogueira, .

O Centro de Tecnologia Adaptada (CTA) é um serviço da Laramara que desenvolve e produz recursos adaptados (móveis, utensílios, brinquedos e materiais pedagógicos) para atender às necessidades das crianças com deficiência visual e outras dificuldades como as alterações neuromotoras e de comunicação.

avatar-laramara

 

 

 

 

A criança com deficiência visual e deficiência múltipla apresenta necessidades que nem sempre se devem às dificuldades inerentes à sua condição física, cognitiva, visual e/ou comportamental, mas sim às poucas oportunidades que tem de vivenciar situações que favoreçam seu aprendizado.

Ao verificar as necessidades específicas destas crianças, os profissionais da Laramara, mobilizaram familiares e mediadores dos usuários para a realização de oficinas de recursos adaptados de baixo custo.

Em 2007, foi inaugurado o Centro de Tecnologia Adaptada, ampliando estas possibilidades através do desenho e produção de mobiliários adaptados às necessidades destes usuários.

A tecnologia adaptada, que utiliza materiais de baixo custo, tais como papelão, plástico, EVA, isopor, canos de PVS e outros recursos, é fundamental para a vida das crianças com deficiência múltipla. Ela permite desenvolver objetos muito úteis, como cadeiras de posicionamento, andadores, parapódios (recurso para manter a criança em pé), pranchas de plano inclinado para leitura, adaptações para preensão, brinquedos especiais, pratos adaptados, mesas adaptadas, cadeiras de banho, acionadores e calendários para a comunicação.

 cadeira de banho pvc

(Foto.1 Cadeira de Banho)

 

No mercado de produtos para a reabilitação podem-se encontrar muitos objetos adaptados como estes, porém com um alto custo e nem sempre acessíveis às famílias.

Desta forma, criar um centro onde possam ser produzidos mobiliários e suportes externos aporta para uma solução em adaptação do ambiente e  aumento da funcionalidade das crianças em seus ambientes naturais (casa, escola, parque, etc), usando materiais recicláveis e de baixo custo, uma grande dose de criatividade e o envolvimento das famílias  

criança na cadeira adaptada

(Foto 2. Cadeira adaptada facilita a participação em atividades )

 

Além disso, o CTA constitui-se em um pólo formador de profissionais de diversas áreas (arquitetos, engenheiros, designers, marceneiros, eletricistas, costureiras, pedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, etc.) e familiares, que são partes fundamentais da equipe e poderão multiplicar seus conhecimentos em outras instituições e comunidades sobre a tecnologia adaptada de baixo custo, contribuindo para a ampliação da rede de apoio para a inclusão dessas crianças e jovens. 

construção de cadeira de papelão

(Foto 3. Voluntários e famílias na Oficina de Papelão)

Para aprender a construir a cadeira de papelão e outros recursos de apoio à criança com deficiência múltipla, acesse: www.laramara.org.br , ou consulte o livro: Siaulys, Mara O. de Campos; Ormelezi, Eliana M. e Briant, Maria Emília. A deficiência visual associada à deficiência múltipla e o atendimento educacional especializado. São Paulo: Laramara, 2010.  
Ana Paula Nogueira

Ana Paula Nogueira

É fisioterapeuta e coordenadora do Centro de Tecnologia Adaptada (CTA) da Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, em São Paulo. Fez o curso de tecnologia adaptada de baixo custo no Adaptive Design Association (Nova York, EUA). Atualmente, após o aprimoramento no conceito neuroevolutivo Bobath, traz para a instituição novas possibilidades de tecnologias e parcerias para o apoio e inclusão de crianças com deficiência visual e deficiência múltipla.

Gostou desse artigo? Comente!