Vida e trabalho precisam andar juntos

Na abertura da CICI 2011, o urbanista Jaime Lerner falou sobre projetos inovadores, qualidade de vida para todos e a importância de acreditarmos em nossos sonhos


Caia Amoroso Educação

19/05/11 14:56 - Atualizado em 15/06/11 13:44

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ao inaugurar a Conferência Internacional das Cidades Inovadoras no dia 17, em Curitiba, trouxe um grande alento para os cidadãos desiludidos com a possibilidade de qualidade de vida nos grandes centros urbanos.

A solução para se viver bem e melhor, segundo Lerner é básica: unir vida  e trabalho. “Toda vez que a cidade separou economia de gente, não aconteceu coisa boa. Gostamos mais da cidade quando entendemos a cidade”, conclui.

Para o ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do estado do Paraná, todas as cidades têm problemas em comum. Diante disso, três conceitos são fundamentais para tornar qualquer uma delas inovadora: mobilidade, sustentabilidade e sócio-diversidade. Sobre este último, Lerner foi incisivo: “Não é com condomínios e guetos de gente rica de um lado e gente pobre de outro que teremos uma cidade inovadora. Para ser inovadora, tem que fomentar a tolerância e a diversidade. Onde acontece inovação é onde a diversidade acontece", apontou.

Inovação também é a palavra chave para pensar soluções criativas para as megalópoles. Lerner questionou: “É possível uma cidade como São Paulo sem periferia?” E  respondeu: “Sim. desde que se pense a convivência  entre todos e que o poder público saiba para onde  a cidade cresce. A iniciativa privada vai junto quando pode conhecer o projeto de governo”.

O projeto de Lerner prevê a construção de uma promenade chamada Sáo Paulo, com convivência entre  todos os cidadãos, de todas as faixas de renda, onde existam pistas de  ciclistas e  pistas para os carros elétricos como  o dockdock (foto).  Neste desenho urbano proposto pelo urbanista, não poderiam faltar  investimentos no traçado ferroviário e em modernos trens de subúrbio, como garantia de mobilidade  para toda a população.

Utopia? Sonho? Lerner conclui sua palestra com a seguinte provocaçáo: “Como se  muda uma realidade? Propondo um projeto que seja desejado por toda a população.” E finalizou: “”Inovar é começar e  não querer ter todas as respostas, não ser prepotente. Onde nasce uma ideia? Não importa, se tudo é um sonho, não precisa se frustar, apenas se dedique profundamente ao seu sonho e não deixe as oportuinidades passarem”.

Lerner foi aplaudido pelas duas mil pessoas presentes no auditório Horácio Coimbra.

 

Veja também a seguinte matéria relacionada:

Começa em Curitiba a CICI 2011

 

Assista o programa Roda Viva com Jaime Lerner:

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas