Número é 14% menor que o apresentado no início do governo Lula
O número das vendas de Natal ficou abaixo do esperado pelos varejistas. Com um crescimento de apenas 2,7% em todo o país, marca é a pior desde o início da medição pela Serasa, empresa de consultoria, em 2003, no primeiro ano de mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O número das vendas natalinas medidas pela Serasa mostra enfraquecimento no poder de compra do brasileiro: 17% (2003); 16,1% (2004); 6% (2005); 5,6 (2006); 5,3% (2007); 2,8% (2008); 4,1% (2009); 15,5% (2010); 2,8% (2011); 5,1% (2012).
Segundo a consultoria, a maior problemática está na falta de controle das taxas de juros "Isso proporcionou um crescimento mais fraco neste ano. A diminuição da confiança dos consumidores neste final de ano também contribui para o resultado".
A cidade de São Paulo seguiu o ritmo nacional, com aumento de 2,4% no período.
O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura,
TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.
Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.
Compartilhar
Radicado na Suécia, ele já tocou ao lado de músicos como João Bosco e Nana Caymmi e participou dos principais festivais de jazz
Peça de Sérgio Roveri entra em cartaz no Auditório do MASP, com Anderson Di Rizzi e Maurício Machado. Confira no RadioMetrópolis
Maratona conta com 300 filmes nacionais e estrangeiros, em 70 endereços da cidade
A criadora da dança moderna visitou São Paulo e namorou o jovem Oswald de Andrade.
Na Sala São Paulo, ela vai falar sobre balés clássicos; na Pinacoteca, serão apresentados dois espetáculos do repertório do grupo