Repórter Eco alerta para a situação dos oceanos e mostra como viver bem em 2014

Programa que vai ao ar neste domingo (29/12), às 17h30, na TV Cultura, também traz matéria sobre agricultura familiar


Arte & Cultura

27/12/13 12:28 - Atualizado em 27/12/13 12:33

oceano

O último Repórter Eco do ano, que vai ao ar neste domingo (29/12), às 17h30, na TV Cultura, traz reportagens especiais sobre a situação dos oceanos e a conservação da biodiversidade marinha; agricultura familiar; e como viver bem em 2014.


Relatório recente revela que a situação dos mares e oceanos preocupa os cientistas. Apesar da importância do bioma para regular o clima da Terra e fornecer alimentos para a humanidade, a fonte que deu origem a vida no planeta não recebe o cuidado que merece. Segundo Alexandre Turra, especialista em ciências do mar, a ONU vai realizar em 2014 a primeira grande avaliação global dos oceanos, com a participação de todos os países que integram as Nações Unidas.

 

Um dos estudos que vai servir de base para a avaliação da ONU foi feita por grupo de pesquisadores sediado na Universidade de Santa Bárbara, que reuniu trabalhos sobre a saúde dos oceanos entre 2008 a 2012. Segundo esse documento, a saúde do bioma marinho deve piorar nos próximos anos. São várias as causas da degradação do ambiente marinho: exploração de óleo de petróleo; embarcações que levam organismos de um país a outro, o que provoca o aparecimento de espécies invasores; a poluição sem controle por lixo; fertilizantes e resíduos que ameaçam os animais e peixes como o plástico. E a situação do litoral brasileiro não é diferente.

 

O Repórter Eco exibe ainda uma reportagem sobre o tema escolhido pela FAO/ONU para 2014: a Agricultura Familiar.

agricultura familiar 

 

2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar. O objetivo da FAO - Orgão das Nações Unidas ligado à Agricultura e Alimentação - é incentivar essa forma de plantio que gera produtos, por meio do sistema familiar, que normalmente evitar gerar impactos ao meio ambiente. A ONU acredita que é um sistema capaz de ajudar a reduzir a fome e a pobreza no mundo. Segundo a economista e pesquisadora Yara Carvalho, da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, a "agricultura familiar é um sistema de organização da produção onde a família é a base do processo produtivo. Eles podem usar trabalhadores externos mas só de forma complementar. E isso significa que existe uma lógica diferente em todo o processo de produção. O objetivo fundamental da Agricultura Familiar é autonomia, é se manter na atividade, é preservar certos valores, ter uma relação direta com a terra, e com a área, com a região onde vive, então tá ligado à questão de valores, ligado à questão de uma forma alternativa de viver dentro dessa nossa sociedade."


O programa mostra também uma reportagem sobre como viver bem em tempo de crise, inspirada no livro título de Edgar Morin. Segundo o famoso filósofo e antropólogo francês, a crise atual econômica, social e ambiental que a humanidade enfrenta é um momento importante para a reflexão. É um desafio para que o mundo encontre novas saídas, novos modos de pensar e agir, em busca de uma vida melhor e em harmonia com todas as formas de vida. De acordo com um dos entrevistados, o filósofo Mário Sérgio Cortella, “a crise tem um elemento bom que é fazer com que a gente saia de determinado estado que não é adequado e passe para um patamar superior”. Para a educadora, mestre em Sociologia Rita Mendonça, a crise pode ser benéfica porque conduz o cidadão para tentar encontrar aquilo que é realmente essencial na vida.

 

Por fim, o jornalista Washington Novaes analisa os desafios ambientais para o ano de 2014. Quais serão as perspectivas para o próximo ano, num momento de tantas aflições para o mundo? Conseguiremos avançar diante das grandes questões que afligem o planeta - e o Brasil? 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar