Que tal pensar matemática por um caminho lúdico?

Procurar saber mais e desenvolver nossa habilidade matemática pode nos ser muito útil em diversos contextos. E esse processo pode ser muito divertido.


Educação

20/04/11 18:13 - Atualizado em 15/06/11 13:38

Mal nos damos conta, mas lidamos com a matemática em muitas situações de nosso dia a dia. Muitas são as ocasiões em que precisamos calcular, medir, raciocinar, antecipar resultados, solucionar problemas, identificar e reconhecer formas geométricas para resolver ou administrar alguma demanda. Isso significa que todos nós, de alguma forma, temos e utilizamos os conhecimentos matemáticos e, às vezes, nem percebemos.

Porém, procurar saber mais e desenvolver nossa habilidade matemática pode nos ser muito útil em diversos contextos. E esse processo pode ser muito divertido.

Como explica Fernando Almeida, professor do programa de Pós-graduação em Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), “a matemática está todo o dia na vida da gente de duas maneiras. “Primeiro, para aquelas pessoas que são aventureiras, que gostam de movimento, que gostam de mudança, que gostam de agitação, porque a matemática é a ciência que tem na álgebra o jeito de olhar o movimento. E tem pessoas que gostam da matemática porque são mais contemplativas, são mais artistas, são pessoas que gostam de uma reflexão mais centrada, essas pessoas gostam da geometria, que é a ciência da perfeição das formas”, observa.

Como pondera o professor, “a matemática é a ciência da aventura e da arte, que compreende essas belezas humanas a partir do número. A partir da análise das grandezas, das quantidades e dos jogos, que é outra coisa importante”.

Assista ao vídeo sobre a III Jornada de Matemática para saber mais sobre o uso lúdico da matemática.


O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas