Quando a matemática vira diversão

Métodos lúdicos, como culinária, xadrez e até o brinquedo mais popular do mundo, a bola, favorecem o ensino da matemática.


Educação

19/04/11 09:43 - Atualizado em 15/06/11 13:38

A aula de matemática pode ser muito divertida. É o que demonstram professores que adotaram métodos lúdicos, como culinária, xadrez e até o brinquedo mais popular do mundo, a bola, no ensino da matemática.

Quem vê crianças aprendendo a montar mini-pizzas e degustando o resultado do trabalho depois pode concluir que se trata de uma aula de culinária. No entanto, a atividade pode fazer parte de uma aula de matemática. Qual a quantidade de cada ingrediente? Como dividir para que todos os 20 alunos da turma provem as 17 mini-pizzas que acabaram de sair do forno?

Outra ferramenta que pode despertar o interesse dos alunos para a matemática é o tabuleiro de xadrez. Raciocínio lógico, estratégia, concentração, tudo está relacionado com a matemática. Uma bola cheia de cálculos também pode tornar a matemática mais divertida, unindo atividade física e contas em uma atividade só.

E não são apenas os alunos que aprendem com as atividades lúdicas voltadas à matemática. Os professores também!

Para saber mais, assista à reportagem Educação criativa.

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas