Pesquisa diz que maconha é 144 vezes menos letal que o álcool

Publicação procurou quantificar risco de morte associado ao uso de várias substâncias tóxicas


Redação TV Cultura Jornalismo

24/02/15 19:50 - Atualizado em 24/02/15 19:54

marijuanaUma pesquisa publicada pelo "Scientific Reports" concluiu que a maconha, considerada droga ilegal em vários lugares do mundo, é 144 vezes menos letal que o álcool. A publicação, que é subsidiária da revista "Nature", procurou quantificar o risco de morte associado ao uso de várias substâncias tóxicas e o resultado foi que os cientistas descobriram que a erva é a droga mais segura.

Ao invés de focar na contagem de mortes como em outros estudos, os autores da pesquisa fizeram comparações de doses letais com cada substância na quantidade que uma pessoa comum usa. As drogas mais mortais foram: álcool, heroína, cocaína e tabaco. A maconha foi a última da lista e era a única que apresentava um risco de mortalidade baixo entre os usuários.

Segundo a publicação, fumar a erva, obviamente, não é "seguro, e ponto final", mas estudos têm mostrado que ela é, de fato, "mais segura do que o álcool".

A pesquisa saiu logo após um comunicado da polícia do Colorado - primeiro estado americano a legalizar a droga - dizer que em um ano tudo está bem e o trabalho policial teve menos problemas por conta da guerra às drogas.

Com informações de O Globo