Campanha “Action on Sugar” foi criada para combater a obesidade
A obesidade se tornou uma epidemia do século, associada aos hábitos alimentares da vida moderna. As variedades de alimentos rápidos, com alta ingestão de açúcar, contribuem para essa estatística que vem preocupando os médicos.
Entre os anos de 1980 e 2008, o número de pessoas obesas quadruplicou nos países emergentes. No mundo todo, ela já atinge meio bilhão de pessoas. Para não entrar nessa estatística ou sair dela, é preciso reduzir o consumo de açúcar.
De olho nesta situação, sociedades médicas americanas, britânicas e canadenses lançaram a Action on Sugar — uma campanha que pede a redução de até 30% no açúcar adicionado em produtos industrializados.
No Brasil, o Ministério da Saúde iniciou negociações com a indústria alimentícia no ano passado, mas ainda não há um consenso.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 60% da população brasileira consome uma quantidade de açúcar bem maior que a recomendada que pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 50 gramas diárias. Isso equivale a 10 colheres de chá que podem ser adicionadas ao longo do dia, em alimentos e bebidas.
Para se ter uma ideia, uma porção de chocolate ao leite de 25 gramas pode conter 8 gramas de açúcar. 350 ml de refrigerante tipo Cola, chega a ter 17 gramas. Já 70 gramas de achocolatado tem até 11 gramas.
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