Gays e lésbicas indianos marcam protesto para o Dia da República

Ativistas pelos direitos dos gays protestam contra a decisão da Suprema Corte de proibir as relações entre pessoas do mesmo sexo, em 19 de dezembro de 2014.


23/01/14 12:40 - Atualizado em 23/01/14 12:40

Ativistas pelos direitos dos gays protestam contra a decisão da Suprema Corte de proibir as relações entre pessoas do mesmo sexo, em 19 de dezembro de 2014.

Nova Délhi (AFP) - Centenas de gays e lésbicas indianos tomarão as ruas de Nova Délhi no domingo exigindo igualdade de direitos e uma reversão da recente proibição de relações sexuais entre gays, no dia em que o país comemora seu Dia da República.

Integrantes de vários grupos de direitos humanos e ativistas da sociedade civil também vão aderir à marcha de protesto, que vai começar no coração do distrito comercial da cidade após o fim das celebrações pelo Dia da República.

"Queremos perguntar ao governo se estamos incluídos na atual ideia da Índia de uma república", declarou Mohnish Malhotra, um dos organizadores da parada, à AFP. 

"O governo falhou em seu dever constitucional de proteger e promover os direitos dos homossexuais", acrescentou.

As relações sexuais entre gays foram legalizadas em 2009, quando o Supremo Tribunal de Délhi decidiu que vários artigos da Constituição que as criminalizavam infringiam os direitos fundamentais.

No entanto, no mês passado o Tribunal de Apelações indiano decidiu que o Supremo Tribunal havia ultrapassado as suas competências e que uma lei aprovada em 1860 durante o domínio colonial britânico ainda estava válida.

  •