Estátua de Mandela inaugurada diante da sede do governo sul-africano

Com os braços abertos em sinal de conciliação e um amplo sorriso, estátua foi inaugurada nesta segunda


Mundo

16/12/13 10:01 - Atualizado em 16/12/13 10:16

Estátua gigante de Nelson MandelaPretoria (AFP) - Uma estátua gigante de Nelson Mandela com os braços abertos em sinal de conciliação e um amplo sorriso foi inaugurada nesta segunda-feira diante da sede do governo sul-africano em Pretória, um dia depois do enterro do ícone da luta contra o apartheid.

Durante a inauguração diante do Union Buildings, o presidente sul-africano Jacob Zuma usou um controle remoto que não funcionou e trabalhadores tiveram que retirar com as mãos a tela que cobria a estátua, revelando um Mandela de 4,5 toneladas de bronze e nove metros de altura.

Os autores da estátua são os sul-africanos Andre Prinsloo e Ruhan Janse van Vuuren.

A escultura custou oito milhões de rands (800.000 dólares) e foi apresentada como a maior de Mandela.

Na inauguração estavam presentes vários líderes políticos, incluindo o ex-presidente Thabo Mbeki, que receberam com aplausos a estátua.

Zuma afirmou que a postura de Mandela "denota que a África do Sul agora é um país democrático, abraça toda a nação e nos convida à união", ao contrário de outras estátuas de Mandela, que o mostram com o punho para o alto.

A nova estátua substitui outra de Barry Hertzog, fundador do partido que instaurou o apartheid.

A apresentação da escultura já estava prevista e coincidiu com o centenário do Union Buildings, onde muitos chefes de Estado do apartheid assinaram leis raciais contra as quais Mandela passou décadas combatendo.

Também foi marcado para o dia 16 de dezembro, quando a África do Sul celebra o "Dia da Reconciliação".

o Prêmio Nobel da Paz de 1993, falecido em 5 de dezembro aos 95 anos, foi enterrado no domingo na localidade em que passou a infância, Qunu, na última cerimônia após 10 dias de luto oficial.

  •  

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas

  • Jorge Guillén: Estátua Equestre

    Embora o poeta espanhol Jorge Guillén tenha escrito que se sentiu “possuído” pela poesia desde a primeira juventude, seus primeiros poemas datam apenas de 1918.

  • Noel Rosa Noel Rosa

    O poeta que viveu pouco, mas intensamente: foto da estátua de Noel Rosa em Vila Isabel, no Rio de Janeiro

  • Exposição inédita presta homenagem a Mandela Exposição inédita presta homenagem a Mandela

    Mostra traz 95 peças com conteúdo humanitário e soluções visuais multiculturais

  • Metrópolis: Nota sobre o estado islâmico Metrópolis: Nota sobre o estado islâmico

    Civilização ou barbárie? Hoje a barbárie venceu... O arqueólogo khaled asaad foi decapitado pelo estado islâmico na cidade de palmira, onde era responsável pelas ruínas históricas, hoje dominadas pelos extremistas. O corpo foi pendurado em uma coluna greco-romana em uma praça de palmira. A informação é que o arqueólogo se recusou a revelar onde estão escondidas centenas de estátuas, e por isso foi morto. Matéria exibida em 19/08/2015.

  • Homem é preso após falsa ameaça de bomba contra Estátua da Liberdade Homem é preso após falsa ameaça de bomba contra Estátua da Liberdade

    Um americano de 42 anos foi preso nesta quarta-feira no Texas acusado de relatar uma falsa ameaça de bomba contra a Estátua da Liberdade, o que provocou a evacuação do local em 24 de abril