Brasil é o 5º país que mais se automedica no mundo

Segundo, indústria farmacêutica quatro em cada dez pessoas compram remédios por conta própria pelo menos uma vez por mês


Redação TV Cultura Jornalismo

21/01/14 08:40 - Atualizado em 21/01/14 11:26

A automedicação é um risco para a saúdeO Brasil ocupa a 5ª posição em um ranking de países cuja população se automedica. Os profissionais farmacêuticos fizeram um alerta sobre o tema, e promoveram ações de prevenção.  Os estados de São Paulo, Bahia, Pará, Brasília e Santa Catarina fizeram parte desse movimento.

De acordo com um estudo feito pela indústria farmacêutica, quatro em cada dez pessoas compram remédios sem prescrição médica pelo menos uma vez por mês.

Um teste feito por técnicos de farmácia analisou o comportamento do público distribuindo 4.000 caixas de remédios fictícios. Oitenta e cinco por cento não perguntaram nada, 15% se interessaram em saber qual a indicação do remédio e menos de 1% questionou se havia alguma contra indicação.


No Brasil, a venda de medicamentos sem prescrição é liberada para alguns tipos de remédios, como, por exemplo, para febre, dores e anti-inflamatórios. A maioria das farmácias não dispõe de informações de prevenção para alertar sobre os riscos do medicamento. 

 

relacionadas