Atentado em posto de controle do Hezbollah no Líbano deixa vítimas

A Agência Nacional de Informação libanesa deu conta de três mortos, mas não informou se eles eram combatentes


Jornalismo

20/09/14 18:05 - Atualizado em 20/09/14 18:28

(Agosto) Soldado libanês em um posto de controle no Vale do Bekaa

Baalbeck (Líbano) (AFP) - Um homem-bomba que circulava de motocicleta agiu na noite deste sábado perto de um posto de controle do Hezbollah no leste do Líbano, deixando mortos, entre eles membros deste partido xiita, informou à AFP uma autoridade dos serviços de segurança.

"O terrorista agiu nos arredores da localidade de Khraybe", na região do Bekaa, fronteira com a Síria, detalhou a fonte. "Os combatentes do Hezbollah que estavam no posto morreram."

A Agência Nacional de Informação (ANI) libanesa deu conta de três mortos, mas não informou se os mesmos eram combatentes.

Também ficaram feridas pessoas que estavam perto do posto, segundo a fonte da segurança.

O ataque acontece em um ambiente de tensão no Líbano devido à guerra na vizinha Síria, que aumentou neste sábado, quando a Frente al-Nosra, braço sírio da Al-Qaeda, reivindicou a execução de um soldado libanês, informação confirmada pelo governo de Beirute.

A Frente afirmou que o Exército libanês "se tornou uma marionete nas mãos do Hezbollah", inimigo dos jihadistas e dos rebeldes sírios devido a seu apoio militar ao regime de Damasco.

Os jihadistas, sunitas, pedem a retirada dos combatentes do Hezbollah da Síria, bem como uma troca de prisioneiros islamitas detidos no Líbano, o que Beirute nega.

O conflito na Síria desestabilizou o Líbano, que abriga mais de 1 milhão de refugiados e está dividido entre partidários e detratores do regime sírio.

Os redutos do Hezbollah e os postos de controle do Exército no Líbano foram alvos de vários atentados desde 2013. Os grupos que reivindicaram a autoria dos ataques afirmaram atuar em represália pela intervenção militar do Hezbollah na Síria.

  •  

relacionadas