Arquidiocese prepara comemoração da canonização de José de Anchieta

TV Cultura terá programação especial no dia da celebração; Papa Francisco deve oficializar sagração do padre no início de abril


Thábata Mondoni Jornalismo

14/03/14 18:01 - Atualizado em 14/03/14 18:18

Reunião da TV Cultura com ArquidioceseMesmo sendo considerado pelo católicos o apóstolo do Brasil, somente após 400 anos o padre José de Anchieta será declarado oficialmente um santo pela igreja. A canonização está prevista para o início de abril. Espera-se que seja na primeira semana do mês, quando o papa Francisco assinará decreto da sagração no Vaticano, em uma cerimônia simples.

Já a Arquidiocese de São Paulo prepara uma grande celebração, que deve começar com uma procissão no Pátio do Colégio e seguir para uma missa na Catedral da Sé, na região central da cidade.

A fundação que administra a TV Cultura, que também leva o nome do santo, terá participação na programação. O presidente da emissora, Marcos Mendonça, se reuniu nesta sexta-feira (14), com o arcebispo de São Paulo, dom Odilio Scherer, para acertar os detalhes. Segundo ele, a TV Cultura terá uma programação especial no dia da sagração.

José de Anchieta foi declarado beato em 1980 e só agora será considerado santo, mesmo sem a comprovação de milagres atribuídos a ele. O decreto foi anunciado pelo papa Francisco há um mês.

Nascido na Espanha, o missionário jesuíta chegou ao Brasil em meados do século 16 e se tornou uma importante figura no país e na fundação da cidade de São Paulo. Participou da catequização dos índios, pregando a fé católica na língua tupi em todo o Brasil. 

 

relacionadas