Natal: Papa Francisco inaugura presépio napolitano

Missa solene acontece na Basílica de São Pedro


Jornalismo

24/12/13 17:21 - Atualizado em 24/12/13 17:24

natal papaCidade do Vaticano (AFP) - O primeiro Natal do papa Francisco começou nesta terça-feira com a inauguração do presépio napolitano gigante, instalado na praça de São Pedro, e o acendimento do Círio da Paz.

O presépio foi descoberto oficialmente ao entardecer em ato acompanhado por típicas canções napolitanas, como "O Sole mio".

"O Papa está aqui presente de coração", disse o cardeal Angelo Comastri, arcipreste da Basílica de São Pedro, ao iluminar o presépio espetacular.

Elaborada pela oficina napolitana "Cantone & Costabile", a representação do nascimento de Jesus conta com 16 estátuas em tamanho natural, algumas com dois metros de altura, feitas em terracota de várias cores, com vestidos de tecido, lembrando as composições do século XVIII.

Entre os personagens estão São José e a Virgem Maria com o menino Jesus, assim como os Reis Magos. A cena é ambientada no sul da Itália e iluminada com um sugestivo jogo de luzes.

A festa natalina começou horas antes da missa solene que o Papa celebrará na Basílica de São Pedro.

O cardeal de Nápoles, Crescenzio Sepe, que assistiu à inauguração do presépio na praça, fez uma comparação entre o argentino Francisco, o Papa que quer uma Igreja pobre para os pobres, e São Francisco, o santo que optou viver na pobreza.

"Neste presépio reinam as pessoas humildes porque foram as primeiras a chegar ao estábulo em Belém e porque esta é a mensagem que se quer transmitir", contou Antonio Cantone à AFP.

Um grupo de dançarinos, um deles vestido de São Francisco de Assis, dançou na praça um tipo de comédia musical, enquanto a banda da Gendarmeria Vaticana acompanhou a celebração.

Pelo segundo ano consecutivo, o custo da instalação do presépio ficou a cargo de benfeitores privados. Trata-se de uma medida para evitar os escândalos causados nos anos anteriores pelos altos custos do presépio para o Vaticano.

Às 21h30 locais (18h00 de Brasília), o Papa dará início à celebração de sua primeira Missa do Galo na basílica de São Pedro.

relacionadas

  • Livros 123: Estado e Burguesia no Brasil - Antonio Carlos Mazzeo Livros 123: Estado e Burguesia no Brasil - Antonio Carlos Mazzeo

    Entrevista com o sociólogo Antonio Carlos Mazzeo, professor da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, sobre a reedição de seu famoso livro Estado e Burguesia no Brasil, origens da autocracia burguesa. O professor Mazzeo explica que o livro busca traçar o perfil da burguesia brasileira e suas formas de ação a partir da vinda dos portugueses para a América e a instalação de seu capitalismo escravista colonial. Om professor inicia suas explicações sobre as diferenças entre feudalismo e capitalismo e a forma como o capitalismo se instalou em nosso país, superando as diversas fases da vida nacional: colônia, independência, primeiro e segundo impérios e república, passando pelos diversos golpes de estado que atravessamos ao longo do tempo. *Assista a Univesp TV ao vivo, e veja nossa programação completa em http://univesptv.cmais.com.br *De segunda a sexta às 09h e 21h, o programa Estúdio Univesp traz entrevistas, debates, notícias e matérias especiais na tela da Univesp TV. *Sintonize a Univesp TV através da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo o canal é o 6.2. *Univesp TV - O canal para quem quer saber mais e aprender sempre!

  • Fundo de Quintal abre a 2ª temporada de Samba na Gamboa na TV Cultura Fundo de Quintal abre a 2ª temporada de Samba na Gamboa na TV Cultura

    Neste domingo (13/9), às 11h, o grupo conversa com Diogo Nogueira sobre o tradicional bloco carioca Cacique de Ramos. A edição é a primeira de uma leva de 26 programas inéditos

  • Clássicos exibe concerto da Sinfônica Heliópolis regido por Isaac Karabtchevsky Clássicos exibe concerto da Sinfônica Heliópolis regido por Isaac Karabtchevsky

    No programa deste sábado (12/9), obras de Beethoven, Brahms e do gaúcho Dimitri Cervo. Às 21h30, na TV Cultura

  • “Jura”, por Carlos Navas - Sr. Brasil - 06/09/15 “Jura”, por Carlos Navas - Sr. Brasil - 06/09/15

    Rolando Boldrin recebe Carlos Navas (São Paulo - SP), que interpreta “Jura" (Sinhô). Músicos Acompanhantes: Evandro Gracelli (violão) Luizinho 7 Cordas (violão 7 cordas) Pratinha Saraiva (flauta) Nahame Casseb (percussão)

  • Nelson Baskerville dirige comédia de Naum Alves de Souza que estreia em São Paulo Nelson Baskerville dirige comédia de Naum Alves de Souza que estreia em São Paulo

    Suburbano Coração entra em cartaz nesta sexta no Teatro Cacilda Becker. A atriz Aldine Muller falou da montagem ao RadioMetrópolis