Memórias Póstumas de Brás Cubas é um dos livros preferidos de Woody Allen

Lista foi publicada no site do jornal inglês The Guardian


Débora Centoamore Arte & Cultura

06/05/11 13:52 - Atualizado em 06/05/11 13:52

Sem ordem de preferência, o cineasta americano Woody Allen publicou nesta sexta-feira, 6, no site do jornal inglês The Guardian a lista de seus 5 livros preferidos e entre eles está Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Dono de um senso de humor muito particular – não diferente de Machado – Allen escreveu que recebeu o livro pelo correio de um desconhecido com uma nota: “Você vai gostar disso”, e, como era um livro fino, resolveu ler.

“Eu fiquei chocado pelo quão encantador e engraçado o livro é. Eu não acreditei que ele [Machado] tenha vivido há tanto tempo. Você pensaria que ele escreveu ontem. É muito moderno e divertido. É um livro muito, muito original. Me deu um estalo da mesma maneira que eu tive com O Apanhador no Campo de Centeio. É um assunto do qual eu gosto e foi tratado com muita perspicácia, muita originalidade e nenhum sentimentalismo”, completou o cineasta.

Na lista estão presentes também O Apanhador no Campo de Centeio, de JD Sallinger; Really the Blues de Mezz Mezzrow e Bernard Wolfe; The World of SJ Perelman, de SJ Perelman e Elia Kazan: A Biography, deRichard Schickel. Leia a matéria e o comentário do cineata sobre os outros livros.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar