+criança

voltar

Você sabia?

07 de setembro - Independência do Brasil

07_independencia-do-brasil

“Marcha soldado,
Cabeça de papel.
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel.”

Descoberto em 1500, o Brasil era uma colônia de Portugal. Lá pelos idos de 1800, Napoleão Bonaparte, o então imperador da França, decretou bloqueio comercial à Inglaterra. Assim, quem comprasse produtos ingleses corria o risco de ter seu país invadido pelas tropas francesas. Portugal devia uma nota preta aos ingleses e a melhor solução foi a família real fugir do país para ficar bem longe de Napoleão, desembarcando aqui no Brasil em 1808.

Aí, D. João tomou coragem e declarou guerra à França, abrindo nossos portos para os países amigos. O Brasil deixou de ser uma “colônia” para tornar-se reino. Anos mais tarde, com a Revolução do Porto, D. João precisou voltar para Portugal, deixando Dom Pedro I, seu filho, cuidando do Brasil A ideia toda do Rei era recolonizar nosso país o que, obviamente, não aconteceu.

Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta de Portugal exigindo seu retorno, já que sua presença impedia a recolonização do Brasil. Mas ele não aceitou, se posicionando contra a ideia de um Brasil-colônia, atendendo aos pedidos do povo:  "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

Independência ou Morte!
Depois desse dia, D Pedro tomou uma série de providências para romper o vínculo do nosso país com Portugal. Ao viajar para São Paulo, recebeu, no dia 7 de setembro de 1822, uma carta que anulava a Assembleia Constituinte, criada por ele, e exigindo sua volta imediata para Portugal. Nas margens do riacho do Ipiranga, D. Pedro I bradou: “Independência ou Morte!”. E o resto da história a gente já sabe.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Na web

Na TV