José Saramago: 90 anos

Conheça mais da trajetória do escritor português que ganhou o Nobel de Literatura em 1998, sendo o único autor da língua portuguesa a receber o prêmio


Redação Literatura

14/11/12 15:05 - Atualizado em 14/11/12 15:10

Jose Saramago participou do Entrelinhas em 2008

José Saramago completaria, em novembro, exatos 90 anos se ainda estivesse vivo. Natural de Azinhaga, uma aldeia ao Sul de Portugal, ele fez um pouco de tudo. Chegou até a trabalhar como serralheiro antes de escrever o primeiro romance em 1947, quando ainda tinha 25 anos. Nos anos 1970 trabalhou como jornalista, mas levou quase duas décadas até publicar o seu primeiro livro.

Ele estreou na literatura com “Levantado do Chão” em 1980, passando a ser reconhecido como escritor. Em toda a sua carreira, José Saramago produziu 20 romances, além de contos, crônicas, poemas e peças teatrais.

Para o escritor Luiz Ruffato, Saramago adquiriu ao longo de sua carreira cada vez mais uma literatura alegórica, embora o tema sempre fosse a discussão do poder.  

Ele era ateu, comunista e que se autodenominava pessimista. Um escritor que transcendeu as próprias obras. O português esteve várias vezes no Brasil e dizia que adorava os brasileiros. No começo de 1996 recebeu o prêmio Luiz de Camões de Literatura e participou três vezes do programa Roda Viva. Ele dizia que o ser humano é feito mais de papel do que de carne e osso, porque se forma de leituras.

A ligação do Brasil com Saramago se tornou ainda mais forte quando o diretor Fernando Meirelles adaptou para o cinema o livro “Ensaio sobre a cegueira”. “Eu estava em um restaurante, casualmente sozinho, e de repente fiz a mim mesmo a pergunta: e se nós fossemos todos cegos?”.  E apesar de ser um romance complexo, o autor gostou muito do filme, como ele próprio confessou, emocionadíssimo, a Fernando Meirelles na estreia: “Estou tão feliz por ter visto este filme, como estava quando acabei de escrever o livro”.

Saramago sempre foi um autor engajado e ao lado de Chico Buarque abraçou a causa do fotógrafo Sebastião Salgado pelo movimento dos Sem Terra. “Se as fotografias de Sebastião Salgado pudessem ser mostradas uma por uma a todos os habitantes do Brasil seria o suficiente para expor o movimento”.

Em 1998 ganhou o Nobel de Literatura, sendo o único autor da língua portuguesa a receber o prêmio.

Assista à íntegra do Roda Viva com José Saramago em 1997:

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas