Vacina contra gripe reduz chances de ataque cardíaco em até 50%

Segundo estudo australiano, medicamento ajuda a quebrar placas nas artérias, principalmente em pessoas com mais de 50 anos


Redação TV Cultura Jornalismo

27/08/15 10:00 - Atualizado em 27/08/15 13:06

Vacina gripeDe acordo com um estudo feito por cientistas australianos da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), as vacinas contra gripe podem reduzir o risco de ataques cardíacos, principalmente em pessoas com mais de 50 anos, de forma tão eficaz como outras medidas preventivas.

O estudo analisou 3.225 pacientes, alguns que com histórico de ataques cardíacos, outros, sim. Daqueles que não tiveram, metade foi selecionada aleatoriamente para receber a vacina, e metade apenas recebeu um placebo.

No resultado dos testes foi possível identificar que a vacina é capaz de reduzir o risco a ataque em 50% e de mortes por cardíacas em até 40%.

Segundo os levantamentos feitos, isso acontece por que a maioria das pessoas que desenvolve uma doença cardíaca sofre com entupimento de artéria ou níveis mais baixos de oxigênio. Dessa maneira, a vacina pode ajudar a quebrar placas nas artérias. Porém, ainda é necessário realizar alguns outros estudos para entender como a medicação age no organismo.

"As vacinas antigripais são seguras, efetivas e acessíveis. Com base nas descobertas do estudo, todas as pessoas com mais de 50 anos deveriam considerar se vacinar, especialmente correm risco de ter ataques cardíacos", disse a autora do estudo, Raina MacIntyre, ao site da Exame.