Seis em cada dez crianças começam a beber refrigerante e sucos artificiais antes dos dois anos

Segundo nutricionistas, bebidas são contraindicadas para essa faixa etária; em excesso, podem provocar diabetes e obesidade infantil


Redação TV Cultura Jornalismo

24/08/15 10:39 - Atualizado em 24/08/15 12:25

Refrigerante Um estudo feito pela Pesquisa Nacional em Saúde, iniciado em 2013, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estaística (IBGE) mostra que cerca de 30% das crianças com menos de dois anos já possuem o hábito de tomar refrigerante ou sucos artificiais. Os maiores índices ocorrem nas regiões Sul (38,5%), Centro-Oeste (37,4%) e Sudeste (34,2%).

Os pesquisadores analisaram 62,658 mil domicílios em todo país e aplicaram questionários sobre deficiências, saúde dos idosos, das mulheres e das crianças com até dois anos.

De acordo com nutricionistas, esses tipos de bebidas são ricos em açúcares e totalmente contraindicados para crianças dessa faixa etária. Se consumidos em excesso podem provocar doenças como diabetes na adolscência e obesidade infantil, que se tornou um problema mundial.

Outro dado importante mostrado na pesquisa mostra que apenas 49,9% dos bebês ainda eram amamentados pelas mães entre nove e 12 meses, enquanto que o recomendado pelo Ministério da Saúde é de que a amamentação vá até os dois anos de idade.

"Atualmente temos muito poucos casos da desnutrição infantil clássica. Temos, sim, desnutrição por falta de determinadas vitaminas, mas não por falta de alimentos em geral", disse o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo da Silva Vaz, à Folha Online. 

relacionadas