Realidade virtual pode ajudar no tratamento de fobia de avião

Técnica desenvolvida por psicólogos já é usada em clínica brasileira


Redação TV Cultura Jornalismo

26/03/15 08:52 - Atualizado em 26/03/15 10:28

Óculos VirtualO que para uns é algo natural, para outros pode ser o pior pesadelo de todos. O aviofobia, nome do transtorno causado pelo medo de voar de avião, não é tão incomum como a maioria pensa.

A fobia, uma espécie de medo potencializado, que muitas vezes traz prejuízos a vida, pode acontecer de forma préconcebida ou vir de uma experiência ruim do próprio indivíduo ou mesmo de uma pessoa próxima. Portanto, o medo surge a partir de uma situação vivida ou de uma experiência contada por um amigo.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, 6,5% da população sofre com o medo excessivo de viajar de avião. Pensando nisso, um grupo de psicólogos brasileiros desenvolveu uma tecnologia que promete ajudar no tratamento dessa fobia.

Os óculos virtuais criados para simular um voo real contam com visão de 360°, além de som e poltronas que semelham os movimentos feitos por um avião em pousos, decolagens e turbulências.

“O programa é 100% nacional. O paciente veste um óculos de realidade virtual que simula todos os passos de um voo, da chegada ao aeroporto ao pouso no destino final”, explica Cristiano Nabuco de Abreu, um dos coordenadores da clínica Polaris, aberta na semana passada em São Paulo, para o jornal O Globo.

Durante toda a experiência virtual, os pacientes são monitorados e acompanhados por profissionais de saúde e psicólogos. Quando o paciente não aguenta, o processo é parado imediatamente, porém, a ideia é que indivíduo consiga lidar com o medo de frente para depois superá-lo.

Para quem nunca fez tratamento e sofre da fobia, algumas dicas antes de embarcar podem fazer a diferença. Pratique atividades físicas pelo menos três semanas antes do voo, para ajudar no aumento de produção de endorfinas, a fim de reduzir a noradrenalina, substância que mantém a ansiedade em alta, ir ao aeroporto para se familiarizar com o ambiente também pode ajudar. Outra dica que pode ser fundamental é a escolha certa da companhia. Ter alguém conhecido para viajar pode deixar seu voo mais tranquilo. 

relacionadas