Idosos devem se exercitar pelo menos 15 minutos por dia, diz estudo

Atividade física ajuda a diminuir em 22% o risco de morte


Redação TV Cultura Jornalismo

25/08/15 09:56 - Atualizado em 25/08/15 12:22

idosos sxc.huSegundo uma pesquisa recente, 15 minutos de uma caminhada leve ou de natação ou, ainda, alguns exercícios de alongamento são o suficiente para que idosos acima de 60 anos vivam bem. Qualquer atividade física praticada nessa faixa etária ajudar a diminuir em 22% o risco de morte.

Há uma forte relação entre a prática de exercícios físicos e o risco de mortalidade, principalmente quando se trata de doenças cardiovasculares ou até mesmo o câncer. Mesmo pouco tempo de atividades físicas é melhor do que nenhuma.

De acordo com um dos pesquisadores do estudo, David Hupin, do departamento de Fisiologia Clínica e do Exercício do Hospital Universitário de Saint-Etienne, na França, mulheres mais velhas demonstraram uma evolução ainda maior em relação aos homens quando fazer exercícios físicos.

O risco de mortalidade feminina caiu 32% em comparação com a queda de 14%, observada em homens que se exercitavam menos. Uma das possíveis causas é que as mulheres subestimam a quantidade de exercícios que fazem, enquanto que os homens a superestimam.

"Evidências científicas estão emergindo de que pode haver benefícios para a saúde de atividades físicas leve e de substituir atividades sedentárias por atividades de baixa intensidae, quando a dose é mantida constante", diz Hupin ao site G1. 

relacionadas