Exame mostra todos os vírus que paciente já pegou

Por meio da memoria imunológica foi descoberto o histórico viral de 500 pessoas


Redação TV Cultura Jornalismo

05/06/15 11:46 - Atualizado em 05/06/15 11:47

ExamesPesquisadores da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo exame de sangue que permite detectar todos os tipos de vírus que já infectaram o sistema imunológico de uma pessoa.

Todo ser humano possui uma “memória imunológica”, que permite que as células imunes se lembrem de todos os vírus que encontraram no passado. Esse sistema biológico ajuda a acelerar nossa resposta em futuros encontros com desses vírus.

Os cientistas usaram essa ferramenta para descobrir o histórico viral de 500 pessoas em quatro continentes. Depois, criaram uma espécie de biblioteca viral a partir de um banco de dados de sequências de proteínas que pertenciam a todos os vírus já conhecidos pela ciência.

O objetivo era injetar pedaços de DNA viral em bactérias, para que elas mostrassem uma representação do vírus que foi implantado, como um “marcador” com as proteínas virais. Essa bactéria foi, então, misturada com amostras de sangue dos participantes. Ao detectar os marcadores que os anticorpos das cobaias se prendiam, os cientistas conseguiram descobrir quais vírus já haviam infectado aquelas pessoas.

Os cientistas encontraram respostas do sistema imunológico para dez espécies virais em pacientes, mas dois indivíduos em especial mostraram incríveis 84 espécies de vírus. Outra descoberta apresentada no estudo é que o número de vírus varia de acordo com a idade e região onde a pessoa vive, além de estar ou não infectada com HIV.

O teste VirScan, como foi chamado, que custa entre R$ 75 e R$ 100, ainda não disponível no mercado. Ainda precisa passar por algumas análises. O vírus mais encontrado foi o Epstein-Barr, responsável pela mononucleose.

 

 

relacionadas