Exame de sangue pode identificar tendências suicidas

Biomarcadores específicos indicam se paciente tem probabilidade de se matar


Redação TV Cultura Jornalismo

25/08/15 16:15 - Atualizado em 25/08/15 17:32

suicidaUma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos mostrou uma nova maneira de identificar tendência suicida.

De acordo com estudo, o teste mostra biomarcadores específicos presentes no sangue, que indicam se determinado paciente tem probabilidade se matar.

No artigo (em inglês), os pesquisadores apontam o grau de importância dessa nova pesquisa. Só nos Estados Unidos, 40 mil pessoas cometem suicídio por ano. De acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil fica no 8º lugar do ranking com 11,4 mortes a cada 100 mil habitantes por ano.

Os pesquisadores visavam encontrar indicadores biológicos que pudessem apontar para tendências suicidas, mesmo que os pacientes não manifestassem esse desejo.

Com os marcadores identificados, eles puderam partir para a segunda etapa. Com uma entrevista por meio de um aplicativo, eles identificaram tendências ao suicídio. A eficácia do teste foi de 92%.

Mas, alguns pontos geram desconfiança do estudo, como o fato de que os entrevistados que eram apenas do sexo masculino e tinham histórico de problemas mentais.

relacionadas