Desafio do balde de gelo alerta para a doença ELA

Cada artista que participar da campanha deve desafiar outros três artistas a jogar um balde d'água com gelo em si ou, então, doar U$100


Jornalismo

19/08/14 10:47 - Atualizado em 19/08/14 11:42

Desafio Balde de GeloA esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença rara, que afeta apenas os músculos do corpo sem atingir as funções cerebrais. Isso acontece quando o primeiro neurônio motor superior no cérebro e o segundo neurônio motor inferior na medula espinhal entram em degeneração. Assim que começam a se degenerar, esses neurônios perdem a capacidade de transmitir impulsos nervosos dando lugar à doença.

As causas da doença ainda não foram identificadas, e a expectativa de vida é variável. Algumas pessoas vivem cinco anos com boa qualidade de vida. Outras vivem mais de três anos depois da descoberta. Um caso famoso é o do físico inglês Stephen William Hawking que foi diagnosticado há 50 anos, que se comunica por meio de aparelhos tecnológicos.

A estimativa é de que a doença atinja cerca de 10 mil pessoas no Brasil. As pessoas afetadas pela doença exigem cuidados 24 horas por dia e ferramentas específicas para lidar com as deficiências causadas por ela.

Pensando nisso, a empresa ALS Association, uma associação que luta contra a doença - ainda sem cura -, criou um desafio para que pessoas do mundo inteiro ajudem na arrecadação de dinheiro para as instituições e para os doentes.

Cada artista que participar da campanha deve desafiar outros três artistas a jogar um balde d'água com gelo em si ou então doar U$100 (R$ 226). As celebridades estão fazendo as duas coisas. E, para ilustrar a ideia, gravam vídeos tomando um balde d'água fria.

Para participar da campanha e ajudar a Associação Pró-Cura da Esclerose Lateral Amiotrófica-ELA, basta acessar http://www.procuradaela.com.br/

Assista a alguns vídeos das celebridades: 

Neymar 

Gisele Bündchen

Ivete Sangalo 

relacionadas