Cientistas canadenses dão dicas para diminuir dor na hora da vacina

Medida pode facilitar trabalho de prestadores de serviços médicos; posição vertical é recomendada para maiores de 3 anos e adultos


Redação TV Cultura Jornalismo

25/08/15 09:16 - Atualizado em 25/08/15 12:11

Vacinação contra gripeCientistas canadenses desenvolveram uma série de técnicas para diminuir a dor na hora de aplicar a vacina. As orientações foram divulgadas nesta semana pela revista médica Canadian Medical Association Journal (CMAJ)  com o objetivo de auxiliar o trabalho dos prestadores de serviços médicos.

De acordo com os pesquisadores, é muito comum sentir dor na hora da injeção. Por causa disso, algumas crianças, ou até mesmo adultos, se recusam a tomar novas doses, arriscando a desenvolver doenças infecciosas, que poderiam ser evitadas pela vacina.

No caso de crianças, os pesquisadores recomendam dar de mamar para bebês menores de dois anos e aplicar analgésicos antes da injeção em crianças menores de 12 anos. Os profissionais afirmam também que a posição vertical é a mais recomendada para a aplicação em crianças com mais de três anos e em adultos. Isso porque dá uma sensação de controle, diminuindo o medo.

Esses conselhos foram copilados pela equipe HELPinKids & Adultos, um grupo multidisciplinar com cerca de 25 pessoas, especialistas em medo, dor, epidemiologia  e outras áreas.

Segundo eles, “a aspiração não deve ser utilizada nas injeções intramusculares" - a aspiração é quando se puxa o embolo para trás, após a aplicação, para se certificar de que a agulha não pegou em um vaso sanguíneo. O ideal é "injetar a vacina mais dolorosa por último, quando serão aplicadas mais de uma", disse um dos especialistas ao site O Globo. 

relacionadas