Organizações sociais criam a Copa do Mundo dos Refugiados

Evento organizado em parceria entre ONGs reúne oito times com estrangeiros de diferentes nacionalidades que começaram uma vida nova no Brasil


Redação TV Cultura Jornalismo

23/06/14 16:52 - Atualizado em 23/06/14 17:17

Copa dos Refugiados

Organizações sociais se uniram para realizar a Copa do Mundo dos Refugiados. Serão oito times com estrangeiros de diferentes nacionalidades que, por motivos de guerra, perseguição política, religiosa e étnica, deixaram suas nações de origem e estão dispostos a começar uma nova vida no Brasil. Congo, Síria e Haiti estão entre as seleções.

O evento será organizado em parceria entre as ONGs Adus (Instituto de Reintegração dos Refugiados) e Atados. Em 2013, as ONGs já promoveram uma comemoração à data, com a festa One Love Junino. Dessa vez a ideia chegou ao Atados por meio de um novo projeto – Gaveta pra Rua – que tem como proposta tirar ideias que estão na gaveta e levá-las para a Rua.

A Copa do Mundo dos Refugiados acontecerá no Colégio Santa Cruz, na Av. Arruda Botelho, 255, no dia 29 de junho, das 10h às 19h. Colocando, nesse dia, os holofotes nos refugiados e mostrando que também podem ser astros como os das seleções de seus países.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), o ano de 2013 foi um dos maiores da história no mundo inteiro no que diz respeito ao deslocamento forçado de pessoas – tanto internamente, quanto para outros países - por conta de conflitos e perseguições. Os números chegaram a 5,9 milhões de pessoas forçadas a abandonar suas casas nos primeiros seis meses de 2013. No Brasil, isso se traduziu em mais de 5 mil solicitações de refúgio, ao longo daquele ano.

Uma campanha de financiamento coletivo no site Juntos foi criada para arrecadar os recursos para a realização da festa.

 

relacionadas