Especialistas revelam segredo dos vídeos virais

Produções positivas e que provocam alta excitação são as mais compartilhadas


Redação TV Cultura Jornalismo

21/11/14 13:33 - Atualizado em 21/11/14 13:51

Assédio

Entre tantos vídeos publicados no YouTube todos os dias, apenas uma pequena fração se destaca e consegue atingir milhões de acessos, transformando a produção de cineastas amadores em um viral. Um dos segredos apontados por especialistas para o sucesso desses vídeos é a emoção que eles provocam em quem os vê.

Em um experimento realizado em 2013, no jornal Australasian Marketing, foram selecionados 800 vídeos de curta duração. Eles foram disponibilizados no Facebook, e o número de compartilhamentos de cada um variou de três a 109 mil por dia. Em seguida, 28 pessoas foram recrutadas para assistir a 50 vídeos cada e descrever as emoções que sentiram.

Os sentimentos foram separados em grupos de "alta excitação", "baixa excitação", "positivo" e "negativo". Os que provocaram alto nível de excitação foram duas vezes mais compartilhados do que os de baixa excitação. E os vídeos positivos foram compartilhados 30% mais do que os negativos.

Recentemente, o vídeo de uma mulher que caminha por Nova York e ouve mais de cem cantadas dos homens, ou do pai que canta a canção "Blackbird", dos Beatles, para o filho prematuro que agoniza em uma incubadora, tiveram milhões de acessos. Isso porque eles provocam emoções intensas que acabam por induzir o compartilhamento.

"Compartilhar um vídeo é uma maneira de se identificar com ele. A produção oferece uma base para a conversa com pessoas de pensamentos similares", diz Angela Dobele, pesquisadora de marketing da Royal Melbourne Institute of Technology, na Austrália.

 

relacionadas