Casal encontra garrafa com mensagem no mar após 108 anos

Bilhete trilíngue pedia a quem encontrasse objeto para entrar em contato com a MBA


Redação TV Cultura Jornalismo

21/08/15 15:09 - Atualizado em 21/08/15 15:29

mensagem na garrafaMarianne Winkler e seu marido Horst passeavam na ilha de Amrum, na Alemanha, quando avistaram um objeto flutuando no mar. O casal pegou a garrafa e, dentro, havia um papel escrito “quebre a garrafa”. Eles tentaram com cuidado abrir a garrafa, para tirar o papel sem que danificassem nada, mas, sem êxito, tiveram que quebrá-la.

No bilhete escrito em inglês, alemão e holandês, havia uma mensagem dizendo que quem encontrasse o objeto deveria entrar em contato com a Associação de Biologia Marinha (MBA) de Plymouth, na Inglaterra. Foi exatamente o que eles fizeram.

Quando a informação chegou à MBA, a entidade reconheceu a mensagem como pertencente a uma das 1.020 garrafas que foram jogadas no mar inglês entre 1904 e 1906 como parte de um estudo para estudar a força das correntezas.

Muitas garrafas já haviam sido encontradas por pescadores, algumas atoladas na areia, mas outras tantas ainda não foram recuperadas. As encontradas anteriormente apareceram na associação meses após serem lançadas ao mar, e não décadas como a de agora. 

relacionadas