Risco da reforma política é de que tudo mude para que tudo fique como está, diz jurista

Jurista Luiz Flávio Gomes e advogada Maria garcia defendem fim da reeleição e recall para políticos que não atenderem à Constituição


Texto: Guilherme Torres / Edição: Luiz Genro Jornalismo

29/01/15 15:52 - Atualizado em 29/01/15 16:10

Seminário Recall"O político usa descaradamente toda a máquina pública para se reeleger, por isso é necessário o fim da reeleição do executivo", afirmou, nesta quinta-feira (29), o jurista e comentarista da TV Cultura Luiz Flávio Gomes, durante o quinto painel do seminário Reforma Política Já, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) e a Fundação Padre Anchieta.

Gomes disse também que interesses públicos e privados se dividem no Brasil desde a colonização portuguesa, e que "a democracia brasileira é extremamente corrupta". O comentarista fez, ainda, um alerta para o uso do dinheiro no exercício do poder, que também pode ser rebatido com o fim da reeleição.

Segundo o jurista, na última eleição, empreiteiras, empresas do agronegócio, da mineiração, de bebidas e de outraos setores foram responsáveis pelo financiamento de deputados que acabaram se elegendo. Gomes finalizou sua análise valorizando a importância da ética e da virtude para o crescimento de uma nação. para ele, "Risco da reforma política é de que tudo mude para que tudo fique como está", disse.

Participou também do painel Maria Garcia, advogada e membro da Comissão de Reforma Política e da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-SP. Maria afirmou que, desde a Constituição de 1988, se debate sobre o recall de políticos, ao qual ela se referiu como "uma ferramenta maravilhosa, já presente em muitos países".

A advogada defende que o recall é "um instrumento para o cidadão concretizar sua vontade, onde ele pode demonstrar se o parlamentar está atendendo à Consituição". A advogada acrescentou que a responsabilidade por se cobrar uma reforma é do povo, mas que, para isso, a sociedade deve possuir informação e educação, princípios básicos de uma democracia.

Em novembro do ano passado a TV Cultura realizou uma enquete em seu site com o tema "Você é a favor ou contra a reeleição?". Oitenta e quatro por cento dos internautas afirmaram ser contra a reeleição para presidente, governador e prefeito.

relacionadas