"Não houve nenhum indício de informações privilegiadas", conclui sindicância do Senado

Revista havia divulgado vídeo no qual da Petrobras combinariam "gabarito" da CPI


Redação TV Cultura Jornalismo

12/09/14 21:03 - Atualizado em 12/09/14 21:05

Comissão de sindicância criada no Senado Federal para investigar a suspeita de combinação entre perguntas e respostas de depoentes e integrantes da CPI da Petrobras na Casa concluiu nesta sexta-feira (12) que "não houve nenhum indício de vazamento de informações privilegiadas, de documentos internos da CPI ou de minutas de questionamento que seriam formulados aos depoentes". A investigação foi aberta no início do mês passado, após uma reportagem da revista Veja ter revelado um vídeo no qual dirigentes da Petrobras combinariam o "gabarito" da CPI do Senado.
 
A apuração interna tinha por objetivo apurar se houve alguma conduta inadequada de servidores do Senado no âmbito da CPI. Em nota, a assessoria de imprensa do Senado informou que a Casa tomou uma série de providências durante a apuração, que durou 37 dias e concluiu pelo "arquivamento" das investigações: "tomou 14 depoimentos, investigou as caixas-postais dos correios eletrônicos dos envolvidos, verificou o controle de acesso aos arquivos eletrônicos confidenciais, examinou os documentos utilizados como subsídio das reuniões da CPI e analisou os vídeos dos depoimentos, por diferentes câmeras, bem como o vídeo que originalmente fundamentou a denúncia".
 
"Ao término das investigações, a comissão, composta por servidores com notável formação acadêmica e experiência profissional, contando com um doutor em Direito Penal, um mestre em Direito Processual e um especialista em Direito Constitucional, concluiu que não houve nenhum indício de vazamento de informações privilegiadas, de documentos internos da CPI ou de minutas de questionamentos que seriam formulados aos depoentes e manifestou-se pelo arquivamento do processo", conclui a nota.
 
Entre os ouvidos pela comissão, estava o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais Paulo Argenta e assessores dos senadores José Pimentel (PT-CE), relator da CPI e líder do governo no Congresso, e Vanessa Gazzitin (PCdoB-AM).

relacionadas