Motivos da crise brasileira passam por falta de educação política e país dividido

Especialistas de diversas áreas discutem soluções para que cenário de turbulência nacional seja alterado e comece a apresentar melhora


Redação TV Cultura Jornalismo

27/08/15 17:03 - Atualizado em 27/08/15 17:17

criseDesde 2013, com as manifestações de junho, milhares de brasileiros vêm reivindicando mudanças políticas, sociais e econômicas para o país. A falta de solução para esses problemas culminou em uma crise, que agora está instaurada no governo. Mas afinal, que crise é essa?

Para responder a essa pergunta, a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP) ouviu alguns profissionais especializados em diferentes áreas. O objetivo é refletir sobre a real situação do Brasil e quais seriam as soluções para que o cenário nacional melhore.

Segundo o cientista político Fernando Schüler, o modelo de presidencialismo de coalisão já está ultrapassado e fez com que o Brasil se fechasse para o mundo. “O país não fez as mudanças necessárias. Não fez a reforma da previdência, nem a tributária, não fez ajustes políticos”, explica.

Já para o jornalista Roberto Pompeu de Toledo, as manifestações indicam a necessidade de uma república mais... republicana. “Porém, há pouca elaboração intelectual nos discursos”, lamenta.

O cientista político José Álvares Moisés segue a mesma linha de Toledo, e lembra que a educação política é fundamental para atravessar o atual momento de turbulência. “Precisamos nos livrar da corrupção e ter mecanismos por meio dos quais a sociedade possa se apropriar do conhecimento e implicações desse fenômeno e, ao mesmo tempo, que mude a cultura leniente com a corrupção”, analisa.

Quando o assunto chega à corrupção, o economista Gustavo Franco aponta a situação como sendo de “capitalismo de máfia”, mas lembra que "temos defesas poderosas, como o Ministério Público, como poder independente, e a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Para Marcos Troyjo, colega de profissão de Franco, a maior carência da população brasileira é a falta de uma liderança que una o povo. Troyjo ainda afirma que "temos um país dividido”.

O cenário de crise vai além da atualidade. Segundo o cientista político Luiz Felipe D’Ávila, trata-se de uma herança, um reflexo do que não foi feito no passado. “Temos que ver a crise como oportunidade de enfrentar os reais problemas, não para dissimular falsas soluções”, conclui.

Confira a entrevista completa:

Com informações da FecomercioSP

relacionadas