Lula chama de "canalhice" falta de confiança no Brasil

Ex-presidente compara inflação no país a "febre de 38 graus"


Redação TV Cultura Jornalismo

05/06/14 21:50 - Atualizado em 05/06/14 21:53

lula agencia brasilDurante uma palestra nesta quinta-feira (5), em Porto Alegre, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou o mau desempenho da inflação a uma "febre de 38 graus" e afirmou que é "canalhice" dizer que existe falta de confiança no Brasil no exterior.
 
"A inflação está, pela primeira vez, por dez anos, dentro da meta. Está um pouquinho alta. É como se agente estivesse não com 37 de febre, tivesse com 38, e tivesse que tomar um remédio já para não deixar chegar a 39 ou a 40. Senão, tem que dar um choque mais pesado.", disse Lula.
 
Em seguida, o petista fez referência à gestão de José Sarney (PMDB-MA), quando a inflação chegava a 80% ao mês.
 
Sobre a credibilidade do mercado brasileiro no exterior, o ex-presidente rebateu analistas. "Dizem que o Brasil perdeu a confiança no mercado. Com que base alguém fala uma canalhice dessas contra o Brasil? Se há três anos consecutivos estamos entre o quarto ou quinto entre os países que mais recebem investimento direto."
 
Lula fez recomendações à presidente Dilma e a Guido Mantega, ministro da Fazenda: "Pelo amor de Deus, vamos na City, em Londres, falar bem do Brasil".

relacionadas