Justiça vai analisar caso de Azeredo no "mensalão mineiro"

Promotor pediu que caso fosse julgado pela mesma magistrada que avalia caso dos outros réus


Redação TV Cultura Jornalismo

29/08/14 20:03 - Atualizado em 29/08/14 20:21

azeredo abrSerá decidido nas próximas semanas pela Justiça mineira o caso do es-deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), acusado de envolvimento no "mensalão mineiro". O processo do psdbista tramitava no Supremo Stribunal Federal (STF), e foi enviado ao Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, mas recebido por um juiz diferente do que o nomeado a analisar o caso dos outros oito réus que também são acusados de participarem do esquema, em processo que corre sob judice desde 2009 na 9ª Vara Criminal.
 
O juiz Marcos Henrique Caldeira Brant abriu vistas para o Ministério Público Estadual (MPE) se pronunciar sobre o caso. Antes, o magistrado fez um relatório informando as alegações finais da acusação e da defesa que já estão nos autos - foram apresentados no STF - e o processo está pronto para ser julgado.
 
No último dia 8, a juíza Neide da Silva Martins, da 9ª Vara Criminal, informou que pretendia julgar a ação de Azeredo antes, pois a ação que preside ainda está em fase de instrução.
 
De acordo com o promotor João Medeiros, responsável pela acusação dos reús, seria "mais razoável" que o processo contra Azeredo também fosse analisado pela magistrada "considerando que há uma conexão com o outro, mas isso não é obrigatório".
 
A ação foi encaminhada aos promotores que atuam junto à 11ª Vara Criminal, que pode solicitar novas diligências.
 
O MPE deve decidir encaminhar o caso para a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, que jpa está a cargo da acusação no outro processo. 

relacionadas