Haddad descarta possibilidade de movimentos sociais furarem fila para moradia em SP

Prefeito sancionou o Plano Diretor nesta quinta-feira (31), durante evento no Auditório Ibirapuera


Redação TV Cultura Jornalismo

31/07/14 18:46 - Atualizado em 31/07/14 18:52

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), declarou nesta quinta-feira (31) que não permitirá que a fila por habitação popular na capital seja furada. Haddad respondeu em nota a uma decisão do Ministério Público, que vai pedir à Justiça que o prefeito seja impedido de firmar parcerias com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
 
"Se alguém está dizendo que se você ocupar uma terra que não é a sua você vai ter preferência na fila da casa própria, é mentira. Isso não vai acontecer nem agora e nem depois", disse o petista, que sancionou o Plano Diretor hoje, durante evento no Auditório Ibirapuera.
 
O Plano Diretor foi aprovado depois de semanas de pressão do MTST, que acampou na porta da Câmara Municipal.
 
Enquanto o projeto tramitava na Casa, o prefeito subiu em um carro de som do movimento e prometeu que transformaria o terreno ocupado na zona sul, chamda de Nova Palestina, em área de interesse social.
 
Após o pacto, o plano foi alterado e o mapa das Zeis (zonas especiais de interesse social) foi ampliado.
 
De acordo com o Decreto, a verticalização no miolo dos bairros será restringida. Além disso, o Plano Diretor incentiva construção de edifícios altos ao longo dos eixos de transporte público - nas proximidades de estações de metrô e corredores de ônibus.

relacionadas