Usuários têm medo de fazer compras pelo smartphone

Seguno pesquisa do MercadoPago, 66,7% observam se site é seguro; 65,3%, afirmam que se desconectam sempre ao sair de uma página


Redação TV Cultura Jornalismo

10/02/15 07:10 - Atualizado em 10/02/15 11:34

Compras pela internetAo decidirem fazer compras pela web, os usuários procuram ser cautelosos e adotam algumas medidas básicas para se sentirem seguros, revela um estudo da plataforma de pagamentos online MercadoPago.

Para isso, o usuário instala um antivírus, que analisa se a página em que estão navegando é confiável, além de preferir fazer compras feitas pelo computador do que pelo smartphone.

“Realizar uma compra no smartphone ou no tablet tem a mesma segurança do que se feito no computador, no sentido que devem ser observados os mesmos fatores de segurança”, diz o especialista em tecnologia da informação Marcelo Salhab, em entrevista ao jornal O Globo.

O estudo, que ouviu quase mil consumidores, foi realizado no mês passadopara que pudesse ser divulgado nesta terça-feira (10), Dia Internacional da Internet.

Os usuários responderam a perguntas em relação aos fatores mais importantes para a compra pela internet, principalmente na hora da transação online. Oitenta e três por cento disseram preferir o uso de antivírus; 66,7% disseram que observam se o site tem um ambiente seguro; e 65,3%, que se desconectam sempre ao sair de uma página.

Na pesquisa, apenas 35,6% e 33,4% dos entrevistados mencionaram, respectivamente, o uso de tokens de segurança e a renovação de senhas.

Alguns outros cuidados que são necessários ter ao efetuar uma compra pela internet são analisar os links recebidos pelo e-mail e sempre se certificar de que o site é conhecido e confiável. Além disso, os especialistas recomendam desconfiar de sites que enviam a senha do usuário por e-mail, em um formato de texto simples, já que essas páginas, geralmente, têm segurança frágil.

relacionadas