Pintura renascentista mostra que melancia do século 17 era muito diferente da atual

Segundo professor de horticultura, fruta original provavelmente era mais doce do que a sua contemporânea


Redação TV Cultura Jornalismo

31/08/15 17:41 - Atualizado em 31/08/15 19:30

melanciaUma pintura renascentista italiana está levantando vários questionamentos sobre a domesticação e as mudanças pelas quais as frutas passaram ao longo dos anos. A obra, feita por Giovanni Stanchi, retrata várias plantas e frutas, entre elas, pêssegos, peras e melancias, estas com um aspecto bem diferente do qual as conhecemos hoje.

O quadro foi produzido entre entre 1645 e 1672, décadas após a fruta ter se popularizado na Europa. A melancia tem origem o continente africano, porém, ao ser inserida no mercado, desenvolveu determinados aspectos para sobreviver ao clima europeu.

Domesticação das frutas

Domesticar uma fruta significa cultivá-la em uma série de condições que faça com que ela tenha certas características desejáveis. Na melancia, por exemplo, ela foi modificada para ser maior e ter o interior mais vermelho do que tinha originalmente.

De acordo com James Nienhuis, professor de horticultura da Universidade do Wisconsin, nos Estados Unidos, a melancia original provavelmente era mais doce do que a sua contemporânea. Nienhuis também disse que a domesticação da fruta não parará por ai. “Atualmente estamos experimentando formas de nos livrar das sementes da melancia”, afirma.

Com informações da Galileu

relacionadas