Jovem "leva pé" para se divertir antes de amputação

Americano sofria de lesão rara e encarou o tratamento com bom humor


Redação TV Cultura Jornalismo

10/07/14 13:00 - Atualizado em 10/07/14 13:38

Qual seria a sua reação ao saber que seu pé esquerdo teria de ser amputado? Tristeza? Medo? Para o americano Joe Pleban, a notícia foi difícil, mas acabou sendo tratada com bom humor. O jovem de 23 anos foi diagnosticado com sinovite vilonodular pigmentada (SVNP), condição rara que causa dor e inchaço nas articulações, e teve de tomar a difícil decisão de amputar o membro.

Antes de se submeter ao procedimento, porém, Pleban decidiu “levar seu pé esquerdo” para curtir seus últimos momentos. A irmã do jovem criou o álbum de fotos "As últimas aventuras do pé esquerdo de Joe", apresentando perspectivas positivas antes e depois da amputação.

Pleban fez uma tatuagem no tornozelo esquerdo marcando o local onde a amputação aconteceria. O jovem mostrou o resultado em fotos nas mais diversas oportunidades, como no Festival de Música de Firefly, em Delaware, nos Estados Unidos.

O álbum acabou chamando atenção no Reddit, rede social em que usuários podem publicar conteúdos e serem avaliados por outros internautas. Joe contou sua história e as perspectivas positivas do caso. No site, contou que vivia com dor havia seis anos por conta da condição.

A cirurgia foi bem sucedida e o jovem disse já estar planejando sua fantasia de Halloween: "Eu, como um surfista, e minha namorada, como um tubarão", escreveu ele no Reddit"Foi uma decisão 'sem volta'. Mas, assim que acordei da cirurgia e olhei para baixo, sabia que tinha feito a coisa certa".

relacionadas