Farc anunciam cessar-fogo unilateral sem prazo para terminar

Grupo informa que a medida foi tomada em favor da paz na Colômbia, negociada com o governo desde 2012


Jornalismo

18/12/14 07:53 - Atualizado em 18/12/14 08:11

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) declararam cessar-fogo unilateral e indefinido a partir do próximo sábado (20). Em comunicado divulgado nessa quarta-feira (17) no site da guerrilha, o grupo informa que a medida foi tomada em favor da paz no país, negociada com o governo desde 2012. Nos dois anos anteriores, desde o início das negociações, a guerrilha já vinha anunciando períodos de cessar-fogo para a época do Natal e Ano-Novo, mas este é o primeiro feito de maneira indefinida.

No comunicado, o negociador-chefe das Farc em Havana, Iván Márquez, disse que o cessar-fogo será interrompido "só se for descoberto que as estruturas da guerrilha foram destruídas pela força pública".

A guerrilha pediu a entidades como a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a Cúpula da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha para monitorar o respeito à trégua.

O comunicado diz ainda que as Farc consideram que os próximos meses serão essenciais para a paz e a reconciliação na Colômbia.

Agência Brasil

relacionadas