Escavadores encontram restos de vítimas da repressão de 1985 no Peru

Segundo Ministério Público, as 50 pessoas achadas foram sepultadas há 30 anos, durante a guerra entre as guerrilhas e as Forças Armadas


Jornalismo

19/08/15 15:15 - Atualizado em 19/08/15 18:38

(Arquivo) Procuradores encontraram cinco fossas comuns no sudeste do Peru com ossadas de aproximadamente 50 pessoas, entre crianças, mulheres e idosos, que foram sepultadas há 30 anos, durante a guerra entre as guerrilhas e as forças armadas

Lima (AFP) - Foram encontradas cinco fossas comuns no sudeste do Peru com ossadas de aproximadamente 50 pessoas, entre crianças, mulheres e idosos, que foram sepultadas há 30 anos, durante a guerra entre as guerrilhas e as forças armadas, informou o Ministério Público.

"A Procuradoria Supraprovincial do distrito fiscal de Huancavelica e Ayacucho, Sudeste, encontrou um total de cinco fossas no centro povoado de Oronccoy do distrito de Chungui, uma delas coletiva, onde foram achados restos ósseos de 50 indivíduos entre crianças, mulheres e idosos", disse o comunicado.

Segundo testemunhos recolhidos pela procuradoria, "as vítimas teriam sido assassinadas por membros das Forças Especiais da Polícia Nacional, denominados Sinchis", durante o conflito interno peruano (1980-2000). A procuradoria calcula que nas cinco fossas podem existir restos de até 60 pessoas e destaca que, "pela distância e inacessibilidade do local, a exumação das fossas não será realizada até 28 de agosto".

A investigação, realizada pelo procurador supraprovincial Juan Borjas Roaj, conclui que "o evento delitivo ocorreu em janeiro de 1985 na parada conhecida como Estaca Parada, a três horas de distância do Centro Povoado de Oronccoy, distrito de Chungui, província de La Mar em Ayacucho".

Há mais de uma década a procuradoria investiga os locais onde podem estar sepultados centenas de desaparecidos deste confronto, que abalou especialmente os andes peruanos. Relatórios do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e da procuradoria peruana estimam em 15.000 os desaparecidos como consequência da guerra contra as guerrilhas no Peru.

relacionadas