Astrônomo do Vaticano considera pouco provável que exista vida extraterrestre

Padre argentino José Funes diz que se vida alienígena for comprovada, católicos não devem abandonar a fé


Redação TV Cultura Jornalismo

31/07/15 17:00 - Atualizado em 31/07/15 18:22

O padre José Funes, diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, em Albano Laziale, no dia 30 de julho de 2015

Cidade do Vaticano (AFP) - O diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, padre José Funes, considera pouco provável que o homem encontre vida extraterrestre - apesar da recente descoberta do planeta mais parecido com a Terra já encontrado. "Foi uma ótima notícia", comentou o padre Funes, jesuíta argentino como o papa Francisco, em conversa com a AFP.

Perguntado sobre a descoberta do Kepler 452b, o planeta que gira em torno de uma estrela cujas características são muito parecidas com as do Sol, o religioso não parece ter dúvidas. "Até agora não há provas de vida e menos ainda de vida inteligente", garantiu. "É provável que tenha havido uma vida e talvez de maneira inteligente, mas não saberemos nunca", argumentou o astrônomo, especializado em galáxias. 

Para ele, o fato de estar situado a 1.400 anos luz da Terra é determinante. Com a tecnologia atual, seriam necessários 11 milhões de anos para chegar à "segunda Terra".

Mas, se existisse vida neste planeta gêmeo, haveria também Deus e seu filho, como afirma a religião católica? "A descoberta de uma vida inteligente (fora da Terra) não significa que exista outro Jesus", sustentou o padre Funes. "A encarnação do filho de Deus é um fato único na história da humanidade e do universo", explicou Funes, também teólogo. "Deus se fez homem em Jesus em nossa Terra, na Palestina, há 2.000 anos. Não escolheu um francês, um italiano ou um argentino, escolheu um judeu", comentou. 

Embora tenha esclarecido que fala a título pessoal e não em nome do Vaticano, o jesuíta-astrônomo considera que é preciso evitar comentários até que resultados concretos sejam conhecidos e aceitos pela comunidade científica.

"Não vejo contradição com a fé'"

O padre José Funes, diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, em Albano Laziale, no dia 30 de julho de 2015A possibilidade de encontrar vida inteligente em outro planeta pode gerar novos debates entre os católicos, tal como ocorreu há cinco séculos com a descoberta da América e a existência ou não de alma nos índios. 

"Não vejo contradição alguma com a fé católica", afirmou Funes, que reiterou seu "forte ceticismo" sobre a possibilidade de que seja um planeta habitado.

"Não acredito...no máximo amanhã vão me dizer o contrario, mas não acredito que nos reuniremos algum dia com o Senhor Spock", disse, em referência ao lendário personagem do seriado "Star Trek".

"O que aprendi de tudo isso é que a busca de outra vida no universo ajuda a entendermos melhor, a conhecer nosso papel no universo, entender o que a vida quer dizer, a inteligência, a civilização", concluiu. 

O Observatório, que foi fundado há 80 anos, se encontra em Castel Gandolfo, sobre um lago, não muito longe de Roma. Todos seus pesquisadores são jesuítas formados, a maioria em astronomia. 

A relação entre ciência e religião foi muito complexa ao longo dos séculos e por isso Funes é muito claro em lembrar que a Bíblia, o livro sagrado dos cristãos, "não é um texto científico" e menos ainda sua explicação sobre a criação do universo em seis dias. 

A Bíblia "responde ainda aos grandes mistérios apresentados ao homem e à mulher. De onde viemos, qual é nosso papel no universo e na Terra", mas não do ponto de vista da ciência, explicou. 

relacionadas

  • Céu da Semana de 11 a 17/07/2016 - Jorge Marcgrave Céu da Semana de 11 a 17/07/2016 - Jorge Marcgrave

    Na dica da semana, a história do primeiro observatório astronômico montado na América, durante a ocupação holandesa do Nordeste brasileiro e as pesquisas do alemão Jorge Marcgrave, designado astrônomo pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais sob o comando do conde João Maurício de Nassau. Todas as semanas, Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar, apresenta dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos. Programa 244: Jorge Marcgrave Playlist Céu da Semana - https://goo.gl/S2CGSq *Assista a UNIVESP TV ao vivo, e veja nossa programação completa em http://univesp.tv.br *Sintonize a UNIVESP TV através da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo o canal é o 6.2. *UNIVESP TV - O canal para quem quer saber mais e aprender sempre! ******* Confira também nossos cursos e programas: CURSOS: Cursos USP https://goo.gl/22ewSC Cursos Univesp https://goo.gl/GqRRAB Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática https://goo.gl/VqihrU Curso de Engenharia https://goo.gl/i837vC Cursos Unicamp https://goo.gl/lWkxhT PROGRAMAS: Estúdio Univesp (Programas de entrevistas) https://goo.gl/wuPlNq Para saber mais e aprender sempre! https://goo.gl/dSpNxW Encontros: Seminários, Debates, Simpósios, Congressos e Reportagens Especiais https://goo.gl/Khy4h5 Séries, Filmes e Documentários Internacionais https://goo.gl/Fudz49 *******

  • Igreja Católica se reconcilia com Padre Cícero e perdoa punições Igreja Católica se reconcilia com Padre Cícero e perdoa punições

    O Diário da Manhã fala sobre o reconhecimento da obra do “santo popular” pelo Vaticano

  • Jornal da Cultura | 18/12/2015 Jornal da Cultura | 18/12/2015

    Joaquim Levy deixa o Ministério da Fazenda e vai ser substituído pelo Ministro do Planejamento Nelson Barbosa. O Ministério do Planejamento vai ficar com o controlador geral da união, Valdir Simão. E você vai ver também: na última sessão do ano, supremo homologa o rito do impeachment a ser seguido no congresso. PMDB do Rio de Janeiro e do Senado trabalham para tirar o vice Michel Temer do comando da legenda. Em época de dinheiro curto até as regiões de comércio popular apelam para as promoções. Italiano que passou férias em Salvador, na Bahia, levou o vírus zika para a Europa. Assembleia Legislativa proíbe garupa em motocicletas nas três maiores cidades de São Paulo. E o Vaticano confirma que Madre Teresa de Calcutá se tornará santa e atribui a ela a cura de um brasileiro com câncer.

  • Matéria de Capa | Em Busca de Vida | 15/11/2015 Matéria de Capa | Em Busca de Vida | 15/11/2015

    Para alguns cientistas, esta pode ser a descoberta do século no campo da pesquisa espacial. Por enquanto, existem apenas indícios, mas a estrutura em torno de uma estrela localizada a mil e quinhentos anos-luz da Terra intriga os astrônomos

  • Corrupção que atinge o Vaticano expõe fraudes e escândalos Corrupção que atinge o Vaticano expõe fraudes e escândalos

    O Diário da Manhã fala sobre denúncias feitas por jornalistas contra a Cúria Romana